Mostra Multicultural de Florianópolis
15/02/2008
Desabafo sobre a poluição nas praias
15/02/2008

A UFSC vai associar a construção de um banheiro seco com a realização de cursos de capacitação de mão-de-obra. O projeto concilia objetivos como melhorar as condições de vida da população carente, o ensino, a pesquisa e a extensão de tecnologias relacionadas à construção sustentável. O banheiro seco substitui a descarga de água por matéria orgânica seca (como serragem e aparas de grama) e transforma os dejetos humanos em adubo orgânico.
Os cursos serão ministrados pelo professor Wilson Jesuz da Cunha Silveira, chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, e por estudantes participantes de uma formação para monitores. A capacitação de monitores é o primeiro dos cursos preparatórios que serão oferecidos durante a construção do banheiro seco. É direcionada a acadêmicos dos diversos cursos da UFSC e vai preparar os participantes para que ministrem, sob orientação do coordenador do projeto, as demais capacitações. As inscrições já estão abertas e para participar é preciso preencher a ficha cadastral disponível no site do grupo www.banheirosecoufsc.blogspot.com
Para construção do banheiro seco serão oferecidos outros cinco cursos gratuitos, de cinco semanas, com quatro horas por dia e 20 vagas cada: para carpinteiro de formas (01/04); concreto pré-moldado e argamassa armada (08/05); paredes monolíticas de solo estabilizado (16/06); tijolos de solo estabilizado: fabricação e assentamento (12/08); de acabamentos (esquadrias, revestimentos, pavimentações, pintura e aparelhos) (15/09), e término (17/10).
As formações são preferencialmente direcionadas a pessoas que estão fora do mercado de trabalho e a interessados em aprender técnicas alternativas de construção. As inscrições serão feitas pelo site www.banheirosecoufsc.blogspot.com e nos centros comunitários, onde os integrantes do projeto estarão fazendo a divulgação.
A iniciativa é um projeto interdisciplinar aprovado pelo Departamento de Apoio à Extensão da UFSC e pelo CNPQ. Vai permitir a implantação na UFSC de uma alternativa experimentada em todo o mundo e que todo o processo de construção e monitoramento do banheiro seco seja documentado. A acadêmica Bárbara Samartini Queiroz Alves, estudante de Ciências Biológicas, integrante do projeto com uma bolsa de iniciação científica, direciona seu trabalho de conclusão de curso a esta área e já pensa em um mestrado como continuidade.
O grupo espera também que a edificação seja uma estrutura demonstrativa da tecnologia, tenha uso na educação ambiental e mesmo que a iniciativa pode dar origem a uma incubadora de banheiros secos. O objetivo é fornecer aos trabalhadores integrantes dos cursos de capacitação subsídios para formar uma cooperativa de trabalho que implante banheiros secos em outras localidades.
O projeto tem patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina, da Eletrosul e do Centro Acadêmico de Ciências Biológicas. Tem também apoio do Centro de Ciências Biológicas e do Centro Tecnológico da UFSC, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, da Pró-Reitoria de Pesquisa e da Pró-Reitoria de Orçamento, Administração e Finanças, do Escritório Técnico Administrativo da UFSC (Etusc) da Prefeitura de Florianópolis, do CNPq e do Sine/SC
Saiba Mais
O banheiro seco é uma alternativa de saneamento ambiental que usa matéria orgânica seca ao invés de água. Uma das vantagens é que não mistura fezes com água potável e, assim, não gera a enorme quantidade de esgoto que muitas vezes acaba poluindo rios e outras fontes de água.
O sanitário evita o emprego de redes de esgoto, pois os dejetos são tratados no local e depois podem ser usados como adubo. O banheiro da UFSC será construído no início do bairro Córrego Grande, atrás do prédio do Centro de Ciências Biológicas e da Prefeitura Universitária, ao lado do pátio de compostagem.
A estrutura terá paredes de solo estabilizado, tijolos prensados de solo estabilizado (também conhecidos popularmente como tijolos de terra crua), pré-moldados de argamassa armada e teto grama. O custo da construção está estimado em R$ 25 mil.

Mais informações: www.banheirosecoufsc.blogspot.com / banheiroseco@yahoo.com.br ou 9931 9230

(Agecom, 14/02/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *