Opção é não crescer
22/01/2008
Agenda da Ong: 14 a 20 de janeiro
23/01/2008

Projeto promove equilíbrio ambiental no Norte de Florianópolis

Preocupada em manter o equilíbrio ecológico, a Habitasul está promovendo o Projeto de Recuperação Ambiental para a Praia de Jurerê Internacional. A iniciativa da gestora do balneário residencial propõe a regeneração ambiental das dunas frontais com o plantio de espécies nativas da flora catarinense, além do ordenamento dos acessos à praia.
A área beneficiada tem um total de 7,2 hectares situados na região frontal da orla de Jurerê Internacional. As intervenções, feitas por especialistas em preservação ambiental, devem seguir até maio deste ano. Após esse período, será feito o acompanhamento da recuperação.
Ao longo dos anos, a vegetação típica da região litorânea vem sendo danificada pelo pisoteio do público, pelo depósito de barcos, prática de esportes em locais inadequados. Segundo o responsável técnico do projeto, o biólogo da Ambiens Consultoria Ambiental, Emerílson Gil Emerin, essa vegetação ocorre em solos arenosos, é resistente à exposição solar intensa, salinidade, solos pobres, ventos fortes e escassez de água.
“Ela tem grande importância para conservação da praia atuando como barreira contra a ação de ventos e ondas, retendo a água da chuva e servindo de abrigo a numerosas espécies de animais como insetos, anfíbios, répteis, aves marinhas e pequenos mamíferos”, destaca.
Devido a sua função fixadora, quando está sobre as dunas, esse tipo de vegetação compõe uma Área de Preservação Permanente (Código Florestal – Lei nº. 4771/65). Espécies nativas como cacto (Opuntia arechavaletae), feijão-da-praia (Sophora tomentosa ) e batateira-da-praia (Ipomea pes-caprae) estão sendo transplantadas de áreas doadoras (com abundância de mudas) para áreas de recuperação.
A determinação das áreas doadoras está sendo feita pelo responsável técnico do projeto, o biólogo Emerílson Gil Emerin. O replantio utiliza uma metodologia que distribui seis mudas por metro. Em alguns locais, a recuperação é feita em menor escala, apenas para fechar trilhas abertas por pedestres ou para restaurar a vegetação em áreas menores.
O Projeto de Recuperação Ambiental para a Praia de Jurerê Internacional prevê também a construção de equipamentos que contemplam a organização do fluxo de acesso público à praia, a segurança e a atividade pesqueira na região.
Passarelas ecológicas
Para facilitar o acesso público à praia sem prejudicar a flora, a Habitasul já instalou 11 de um total de 19 passarelas ao longo da orla de Jurerê Internacional. Os acessos públicos e ordenados, feitos com madeira de reflorestamento, são suspensos e têm altura suficiente para garantir a regeneração da vegetação nos locais, a formação do perfil das dunas, o fluxo da fauna e a limpeza sob a estrutura.
De acordo com o coordenador do projeto, o engenheiro de obras da Habitasul, Eduardo Keller, a conscientização dos moradores e visitantes tem papel fundamental no sucesso da recuperação e na busca pelo equilíbrio ecológico. “É de suma importância que as áreas isoladas sejam respeitadas. A utilização das passarelas ordena a passagem de pedestres e ajuda na recuperação das áreas replantadas”, ressalta.

Postos de observação

Como muitos pescadores também utilizam a praia de Jurerê Internacional como área de pesca, principalmente na época da tainha, tornou-se necessária uma demarcação dos postos de observação. A definição dos locais onde serão implantados estes pontos estratégicos está sendo feita em conjunto com a comunidade, os pescadores, a Floram e o Ibama. Segundo o coordenador do projeto, além definição das áreas, também serão escolhidas as estruturas a serem utilizadas para o isolamento dos locais, o que evitará o pisoteio na vegetação das dunas frontais.

Postos salva-vidas

Para assegurar a tranqüilidade dos banhistas, foram construídos dois postos salva-vidas em uma parceria com Corpo de Bombeiros Militar. Os postos funcionam na alta temporada e atendem toda a baía de Jurerê.
(Acontecendoaqui, 21/01/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Estou participando de uma projeto, na praia de Jurerê. Gostaria de mais infirmações sobre a vegetação local, pois iremos utilizar plantas nativas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *