Verão produz montanha de lixo e melhora renda dos recicladores
17/01/2008
Florianópolis poderá receber cruzeiros marítimos em Canasvieiras
17/01/2008

Palhoça quer sair na frente com o transporte marítimo regional

A Prefeitura de Palhoça pretende lançar na próxima semana edital para a concessão de transporte marítimo no Município. O prefeito Ronério Heiderscheidt diz que a elaboração do documento está em fase final e que a medida pretende aliviar o intenso fluxo de veículos na cidade, principalmente durante a temporada de verão.
Segundo Heiderscheidt, entre os dias 20 de dezembro de 2007 e 20 de janeiro deste ano, a cidade recebeu 400 mil pessoas, o dobro do registrado durante todo o último verão. O prefeito afirma que também pretende viajar para outros municípios que já implantaram o sistema, a fim de conhecer a tecnologia do transporte. Alguns dos destinos estudados hoje são Belém, no Pará, e localidades do Rio de Janeiro.
O transporte em Palhoça, quando implantado, terá quatro balsas, conta Heiderscheidt. Posteriormente, a intenção é estender o serviço a outros municípios da Grande Florianópolis como São José, Biguaçu e Capital. “Vamos conversar com outras prefeituras e com Governo do Estado, para verificar se há interesse em interligarmos o transporte, pois esse é o meio mais eficaz e barato de resolver o problema de congestionamento em toda a região”, afirma.
Caso o prefeito de Palhoça realmente pretenda estender o transporte a outros municípios da Grande Florianópolis, terá antes que discutir as formas como isso poderá ser feito com os governos estadual e municipais. O Departamento Estadual de Terminais e Transportes do Estado (Deter) também estuda projetos para o transporte marítimo na região, junto com a secretaria de Infra- Estrutura de Santa Catarina.
A idéia é interligar Florianópolis, São José, Biguaçu e Palhoça. Além disto, Heiderscheidt terá que conseguir a concessão do governo de Santa Catarina e esperar toda a tramitação das leis que regulamentarão o sistema, já que o transporte intermunicipal é de competência do Estado.
O secretário de Transportes e Terminais de Florianópolis, Norberto Stroisch Filho, reforça que a legislação que regulamenta o transporte intermunicipal compete ao governo estadual. Acrescenta que desde o primeiro ano da gestão de Dário Berger, a Prefeitura pleiteia ao Estado a implantação do transporte hidroviário entre os municípios da Grande Florianópolis banhados pelas baías Norte e Sul.
Stroisch lembra que a implantação do transporte marítimo seria um retorno ao sistema utilizado antes da construção da ponte Hercílio Luz. “Os barcos à vela atracavam na região do Mercado Público”, destaca. O secretário também salienta a importância de se oferecer uma alternativa ao transporte rodoviário, principalmente com as limitações geográficas de Florianópolis.
“Torcemos para que isto ocorra logo e possamos oferecer mais uma opção à população”, conclui.
(AN Capital, 17/01/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. hugo antonio brizuela disse:

    hoje 11de março comprovei ao ir a fpolis a 7 horas da manhá que sim os responsavél pelo transito não tomam providencias com visão de futuro procurando transportes alternativos, se´ra impossível trasladarse a fpolís nas horas de maior fluxo de transito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *