Santa Catarina, ese deseado mundo de playas
29/01/2008
Bloco SOS faz Enterro da Tristeza em Florianópolis
30/01/2008

Folia de Momo altera rotina da cidade

A dois dias do início oficial do Carnaval de Florianópolis, os organizadores intensificam os preparativos para a maior festa popular do País. Se para muitos os cinco dias de folia são sinônimos de festa, para outros a época é de muito trabalho.
Enquanto nos barracões das escolas de samba o ritmo é acelerado para acertar os últimos detalhes do desfile, o setor de bares e restaurantes também planeja a ampliação do funcionamento para atender os visitantes e moradores da cidade.
No Mercado Público, por exemplo, o funcionamento será normal durante o Carnaval, com as lojas fechadas somente no domingo e no feriado de terça-feira (05/02). Nesses dois dias haverá plantão de uma peixaria e um açougue na ala Sul, das 7 às 12 horas. Na Quarta-feira (06/02) de Cinzas, os boxes deste setor iniciarão as atividades já na parte da manhã, enquanto as lojas da ala Norte abrirão as portas somente à tarde.
Quem também deve ter trabalho extra durante o Carnaval será a equipe de fiscalização da Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos (Susp), que promete atuar com firmeza para disciplinar a venda de alimentos e bebidas nas festas do Centro. A determinação é que somente os 190 vendedores cadastrados pela Prefeitura – entre barracas, carrinhos, ambulantes com caixas de isopor e mini-vans – trabalhem nos pontos de concentração de público.
Por questão de segurança, foi proibido o comércio e o porte de bebidas em vasilhames de vidro, sendo permitida somente a venda de latas e em copos descartáveis. Os comerciantes também poderão vender pipoca, milho verde, churrasquinho e churros, além de cachorro-quente e gelo em veículos apropriados. Os ambulantes com caixa de isopor poderão comercializar água, refrigerante e cerveja em lata.
Outra medida adotada este ano será a proibição de ambulantes e barracas na área da concentração das escolas de samba, na passarela Nego Quirido. Segundo o secretário de Urbanismo e Serviços Públicos, Norberto Stroisch Filho, a medida atende a um pedido feito pela Liga das Escolas de Samba de Florianópolis. “Não vamos permitir vendedores na região para evitar que o comércio dificulte a concentração e a evolução dos foliões no início do desfile na passarela”, explica.
As barracas e os vendedores ambulantes trabalharão nos eventos que vão ocorrer no largo da Alfândega, praça 15 de Novembro, avenida Hercílio Luz e na praça Tancredo Neves, conforme definição da Prefeitura.
Ruas centrais serão interditadas

Algumas ruas do Centro serão interditadas. Com a mudança no fluxo do trânsito, linhas de ônibus também terão o trajeto alterado. As coletivos que passam pela avenida Othon Gama d’Éça, não poderão acessar a rua dos Ilhéus a partir das 18 horas de sexta-feira até às 5 horas de domingo.
Os veículos que saírem do Terminal de Integração Central (Ticen), vão circular pela rua Abelardo Gomes, avenida Paulo Fontes, rua Dr. Jorge Luiz Fontes, Mauro Ramos, Hermann Blumenau, avenida Hercílio Luz, rua Emílio Blum, praça Getúlio Vargas (à direita), seguindo o itinerário normal pelas avenidas Rio Branco e Othon Gama d´Éça.
No sábado, dia do desfile das escolas de samba, e na terça, quando ocorre a apuração dos resultados, os ônibus do Continente vão acessar o Ticen pela avenida Paulo Fontes. A partir das 16 horas, os veículos serão desviados na saída da ponte Pedro Ivo Campos.
(AN Capital, 30/01/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *