Florianópolis de amanhã
28/12/2007
Aquecimento global pode ser causa da proliferação de mães-d'água
07/01/2008

Floripa do futuro

Artigo de Dorvalino Furtado Filho, diretor da ONG FloripAmanhã (AN Capital, 29/12/2007)
Um grupo que ama Florianópolis, dos mais diversos setores da Capital, criou esta ONG, que junto com inúmeros voluntários trabalham para uma Florianópolis mais preservada, planejada, inovadora e segura. Entre os vários projetos para Florianópolis está o de fortalecer o programa “O Homem e a Biosfera” , da Unesco, tendo como foco a cidade de Florianópolis. Outra ação é a defesa da Lei de Gerenciamento Costeiro e o Plano de Ordenamento Náutico, além dos debates e apoio ao debate sobre o turismo e tecnologia.
Um dos desafios é extrair o melhor dessas vocações, aliando-nos a políticas públicas e protagonismo social, objetivando alcançar uma sociedade mais sustentável. A sociedade e a ONG , estão conscientes que já há uma fragilidade da Capital pela falta de planejamento, compromisso com o meio ambiente e um protagonismo desta sociedade e dos gestores públicos.
É assim que, a partir deste ano, a FloripAmanhã entra na corrida para conquistar uma Bandeira Azul para Florianópolis na temporada 2008/2009. É um selo de certificação ambiental para promover a qualidade de praias e marinas, e assim contribuir para melhoria dos ambientes costeiros. No Brasil, dez praias são candidatas, e três são nossas: Santinho, Jurerê e Mole.
Quem coordena o processo no País é o Instituto Ambiental Ratones (IAR), de Florianópolis, que seleciona para cada praia-piloto uma ONG responsável por colocar em prática os 29 critérios estabelecidos pela Foundation for Environmental Education (FEE), que lançou o selo na França, em 1985.
FloripAmanhã quer e contribui para o exercício da cidadania e da democracia, não somente pelos voluntários que desempenham trabalhos de significado incomensurável, mas porque ama a cidade. Justo por isto, junto com os segmentos que respeitam a Capital, a entidade já trabalha para um futuro promissor, identificando a sua verdadeira vocação, respeitando o meio ambiente, o desenvolvimento sustentado e a justiça social, para podemos trabalhar com segurança e assim darmos uma parte dos trabalhos para assegurar, com todos os parceiros, uma ótima qualidade de vida para os florianopolitanos.
Ações, metas e projetos estão indo ao encontro destes objetivos primordiais, para que num significativo debate com os segmentos importantes da sociedade, haja soluções para as mais diversas áreas. Temos ainda muitas metas para termos a cidade que queremos.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *