Palhoça quer sair na frente com o transporte marítimo regional
17/01/2008
Comédia teatral é atração em Jurerê Internacional
18/01/2008

A praia de Canasvieiras, situada no Norte da Ilha, poderá ganhar um píer turístico para o fortalecimento da indústria de cruzeiros marítimos na Capital. O projeto foi apresentado pelo prefeito Dário Berger, ontem (15/01), ao Ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, que mostrou interesse em apoiar a iniciativa.
“Um projeto desses, bem preparado como está, tem boas chances de ser aceito por um grupo privado, ou pelo Ministério do Turismo. Podemos dar suporte técnico”, disse o ministro.
De acordo com o Secretário de Obras Aurélio Remor, o píer vai melhorar as condições do receptivo turístico aos grandes navios que costumam visitar a cidade na temporada. Segundo ele, Florianópolis recebe uma média de mil desembarques por cada transatlântico que passa pelo município, enquanto a média nacional é de 700 pessoas por navio. Com o píer, a cidade poderia receber uma média de 50 navios por ano, 30 a mais do que recebe hoje.
Atualmente, os transatlânticos não têm como chegar próximo à orla por causa da pouca profundidade da água. O transbordo dos passageiros é feito por embarcações de apoio, que levam os turistas até o atual trapiche, em Canasvieiras. O Secretário de Turismo Mário Cavallazzi frisou que essa dificuldade levou algumas empresas a procurar outros municípios como ponto de parada dos navios. Contudo a idéia não foi bem aceita pelos passageiros e os cruzeiros, aos poucos, estão retornando à capital catarinense. “É que muitos turistas estão preferindo ficar no navio a desembarcar nesses locais”, ressaltou.
O projeto de construção do Píer Turístico, desenvolvido pela prefeitura em parceria com a Santur, prevê a revitalização da orla de Canasvieiras com o engordamento da faixa de areia e a reurbanização da Rua Antenor Borges, junto à praia. Propõe ainda o tratamento paisagístico local com plantio de vegetação adequada e instalação de equipamentos esportivos, de lazer e contemplação, bem como a construção de uma nova estrutura de apoio terrestre com lojas de artesanato, posto de informações turísticas e o píer para atracação de grandes embarcações.
(Jornal Metropolitano, 16/01 /08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Eduardo disse:

    O que não entendo é pra que colocar mais uma coisa em canasvieiras, q já tá lotada de tanta gente, e não tem mais lugar pra nada?
    Poruqe não fazer esse pier um pouco mais longe, num lugar mais bonito, como ponta das canas, e promover o transporte rapido até canasvieiras e outras praias? Não é que quem venha de barco pra cidade precise de hotel, nao é?
    Além disso, eles nao iam fazer um outro pier na beira mar sul?? Pra que planejar dois piers na cidade? Porque não fazer um primeiro, depois pensar no segundo?
    Isso parece só politicagem, pra variar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *