SC investirá em cultura cerca de R$ 11 milhões até 2010
23/01/2008
Os donos de Jurerê
23/01/2008

Cotas: UFSC admite mudar data da matrícula

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) admite mudar os dias das matrículas dos aprovados no vestibular, inicialmente marcado para 14 e 15 de fevereiro, caso até lá não seja revertida a decisão judicial que suspende o sistema de cotas na instituição. A alteração nas datas seria necessária para reclassificação dos candidatos e divulgação da nova lista de aprovados.
A Comissão Permanente de Vestibular (Coperve) só irá calcular a quantidade de alunos que perdem ou ganham vagas no Vestibular 2008 caso seja mantida a liminar do juiz Gustavo Dias Barcellos, que determina a suspensão das cotas para negros e estudantes oriundos de escola pública. A UFSC recorreu da decisão, mas se ela não for derrubada até a matrícula, nos dias 14 e 15 de fevereiro, a sentença será cumprida.
Segundo o presidente da Coperve, Edemir Costa, o número de alunos que deixam ou passam a ter direito à matrícula só será quantificado pela instituição se houver a reclassificação.
Das 4095 vagas disputadas no vestibular 2008 da Universidade Federal da Santa Catarina (UFSC), 1233 eram destinadas aos alunos vindos de escolas públicas, que ficariam com 20% do total, e de afrodescendentes, que teriam 10%. Todas as 819 vagas de escolas públicas foram preenchidas, mas os afrodescendentes ficaram com 323 das 414 a que teriam direito.
Isso não significa que todos os 1.233 alunos classificados por meio das cotas perderão suas vagas, pois vários deles obtiveram pontuação para a aprovação, independente das cotas.
“Tem cotista muito bem classificado, inclusive em cursos de alta demanda, como Medicina. Ainda não temos o número exato de quantos perderiam o direito à matrícula porque essa não é a prioridade, nosso trabalho agora é tentar derrubar a liminar”, explicou Costa.
As 91 vagas a que os cotistas negros teriam direito, mas que não foram utilizadas devido à pontuação insuficiente nas provas foram relocadas para os demais participantes do vestibular.
(DC, 22/01/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *