Tarifa de ônibus está mais cara em Florianópolis
21/01/2008
Fatma divulga 8º relatório de balneabilidade
21/01/2008

Campanha contra o abandono de animais no campus da UFSC

O abandono de animais é uma prática crescente em Florianópolis, e o campus da Universidade Federal de Santa Catarina tem sido um dos locais escolhidos para “despejar” cães não mais desejados pelas famílias que os adotaram ou que não têm como sustentar os filhotes.
Por causa disso, em parceria com o instituto É o Bicho!, a instituição espalhou 40 placas pelo campus com os seguintes dizeres: “É proibido o abandono de animais – Abandonar animais é crime – Lei Federal 9.605/98 – Pena de 3 meses a 1 ano de prisão e multa – Você está sendo monitorado pelo Sistema de Segurança da UFSC”.
Com a campanha, a Universidade pretende inibir essa prática ilícita, mesclando a conscientização dos donos de animais a um alerta acerca dos riscos que a atitude ilegal pode acarretar, a partir do trabalho de vigilância do Sistema de Segurança da UFSC.
O abandono de cães na Universidade tem gerado polêmicas entre os defensores dos animais (alunos, funcionários e professores), que os tratam e tentam encaminhá-los para adoção, e pessoas que vêem neles um risco para a saúde dos freqüentadores do campus. O próprio Jornal Universitário (link no site www.ufsc.br) , editado pela Agência de Comunicação da UFSC, abriu espaços para a exposição de idéias antagônicas sobre o tema, como convém a um ambiente democrático como a Universidade.
No caso da presente campanha, a parceria entre a UFSC e o Instituto é o Bicho! baseia-se no aumento dos casos de abandono e na existência de legislação que trata de questões relativas aos direitos dos animais. Para fazer denúncias ou solicitar informações, os interessados podem ligar para (48) 3721-9555 , que é o telefone da Segurança do Campus. Mais dados sobre o instituto – uma ONG de educação ambiental e proteção animal – podem ser encontrados no site http://www.eobicho.org.
(Paulo Clovis, Agecom, 18/01/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Vanda Hickmann disse:

    Boa tarde,
    Sou professora, resido com minha filha no Ribeirão da Ilha, próximo ao Eco Museu. Moramos em uma propriedade ampla e cuidamos de duas residências e dois galpões, com várias ferramentas e materiais.
    Eu habito uma das casas e a outra pertence aos donos da propriedade que vem de São Paulo eventualmente. Estamos preocupados com uma cachorra que surgiu em nosso pátio e pariu sete filhotes.
    Aqui nós já alimentamos três cachorros e três gatos além de provê-los de assistência veterinária e medicamentos. Eles são animais totalmente dóceis e pacíficos, acredito que por isso aceitaram a presença da “gestante” que se escondeu num porão, mas temo que possam molestar os cãezinhos recém nascidos.
    Além do mais não temos condições de arcar com esses filhotes “extra” e nem com sua mãe, que dispõe de pouco leite para nutrir a ninhada. Nossos cães são todos castrados e mantemo-los com recursos próprios e escassos, suficientes apenas para abarcá-los.
    Fizemos uma ofertados filhotes pela vizinhança, mas todos recusaram em razão de termos pelos arredores uma superpopulação de cães e gatos, muitos inclusive em abandono.
    Gostaria de apoio para resolver essa situação, pois já tivemos ameaças de extermínio dos cãezinhos recém nascidos por pessoas da redondeza que se sentem incomodadas pelo fato do barulho e tumulto que os mesmos vem fazendo.
    Obrigada;
    Vanda Hickmann

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *