Turistas são recebidos com festa na praia
24/01/2008
Comunidades do Saco Grande questionam novo zoneamento
24/01/2008

BNDES apoiará cooperativas de catadores de material reciclável

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deu início hoje (23/01) à segunda rodada de seleção de projetos para apoio a cooperativas de catadores de material reciclável de todo o país. A instituição aplicará recursos não-reembolsáveis do Fundo Social do BNDES. Os projetos devem ser encaminhados até o dia 31/01.
Segundo o diretor das áreas de Inclusão Social e de Crédito do BNDES, Élvio Gaspar, o apoio se concentrará nas cooperativas em estágio de desenvolvimento avançado, que realizam as etapas de coleta, triagem (separação) de materiais e até a aglomeração do material coletado.
Para Gaspar, essas entidades, que ainda representam uma parcela pequena do contingente de 244 cooperativas identificadas no Brasil, podem obter maior renda com o beneficiamento do material reciclável. “O BNDES tem interesse de apoiar essas cooperativas para que elas possam fazer uma etapa posterior de industrialização, com algum tipo de beneficiamento”, explicou.
O banco também apoiará cooperativas organizadas de catadores que não cumprem todas as etapas de produção, mas que tenham galpão e equipamentos. Para essas entidades, a ajuda financeira do BNDES visa a dar condições para que elas cheguem ao grupo das cooperativas mais desenvolvidas. “O objetivo é trazer esse segundo grupo para a ponta do primeiro. E depois para o beneficiamento, que vai agregar mais valor”, informou Gaspar.
O BNDES, no entanto, não apoiará cooperativas que estejam, de alguma forma, atreladas a aterros sanitários ou lixões. De acordo com Gaspar, o banco não quer incentivar o catador de lixões. “Permitir que a população mais pobre do país viva do que retira dos lixões, em condições insalubres, é uma política que não apoiamos e não queremos que isso prolifere”, ressaltou.
Na primeira rodada de apoio às cooperativas de catadores de material reciclável, realizada em outubro do ano passado, o BNDES aprovou 34 projetos, no valor de R$ 22,9 milhões. Na ocasião foram beneficiadas entidades de sete estados (Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo) e do Distrito Federal.
De acordo com o banco, a expectativa é que esses primeiros projetos criem cerca de 2,3 mil postos de trabalho nas cooperativas, contribuindo para o aumento de 45% em média na renda dos cooperados. “A principal preocupação do BNDES é fazer com que essa atividade (a coleta e o tratamento de material reciclável) se profissionalize e que o cooperado tenha suficiente para sustentar a família”, diz.
Segundo o BNDES, o apoio às cooperativas de catadores insere-se no Programa de Resíduos Sólidos do Plano Plurianual (PPA) do governo federal. A intenção é transformar os catadores em objeto de política pública do Estado.
(ADJORI SC, 23/01/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *