Floripa Tem diversifica opções no verão
09/01/2008
Estados do Sul do país são os que menos investem em cultura no Brasil
10/01/2008

Carta escrita por Luiz Carlos Pôrto (Manezinho da Ilha) – Engenheiro Sanitarista e Ambiental, Americana/SP (Blog do Cacau Menezes, 08/01/2008)
Sua coluna de domingo foi muito feliz em abordar dois assuntos em separado, mas que têm estreita ligação. Você mencionou o frescor de uma árvore no verão. Olha como a natureza é sábia. No inverno, quando precisamos de calor, as árvores estão sem folhas, para deixar o sol passar. No verão, quando precisamos nos refrescar, as árvores estão repletas de folhas para nos fazer sombra.
Em termos de conforto térmico, a construção mais sábia do mundo é a cabana dos beduínos no deserto. Usando apenas conceitos milenares (aberturas no teto para sair o ar quente e nas laterais para entrar o ar mais frio) essas edificações permitem um ambiente agradável em um clima de deserto (é como estar embaixo de uma árvore).
Já nas edificações “modernas” do Século 21, prevalece o conhecimento “avançado” (estilo caixote, vidros fumês e espelhados e uso massivo de ar condicionado). Infelizmente nossos arquitetos, engenheiros e urbanistas não utilizam as lições da natureza no planejamento das cidades.
E isso tem a ver com seu outro comentário da coluna. O tipo de desenvolvimento que Floripa está experimentando não é condizente com sua natureza. Esse crescimento é totalmente insustentável. Deixará um enorme passivo ambiental para os reais amantes da cidade, pois os que vieram atrás da qualidade de vida irão embora quando essa diminuir.
Para nós especialistas em meio ambiente e apaixonados por essa cidade é triste ver a Administração Pública insistir em um modelo de crescimento que não deu certo em nenhum lugar. É como disse Albert Einstein: “Nosso maior erro é fazer sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes”.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *