Tênis: Guga fará despedida na sua terra natal
29/01/2008
III Conferência Estadual do Meio Ambiente de Santa Catarina acontece em março/2008
29/01/2008

Apesar da proibição do estacionamento de veículos nas areias da praia, determinado pelo Plano Diretor vigente, e da instalação de mourões para delimitar a faixa da orla permitida para o embarque e desembarque de pessoas e cargas, o impasse continua no Pântano do Sul. Segundo o presidente do Conselho de Segurança Distrital (Conseg) da localidade, Carlos Thadeu Lima Pires, o motivo seria a falta de sinalização indicando a proibição e do policiamento permanente para “fiscalizar o que a lei determina”.
Pires conta que as placas indicativas deveriam ter sido colocadas até o dia 21/01 passado. Na terça-feira, o Conseg protocolou ofício junto ao Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf) solicitando providências, alertando que, se até o final de sexta-feira (25/01) nada fosse efetivado, o caso seria levado ao Ministério Público Estadual. “Fomos informados pelo Ipuf na quarta-feira que essas placas ainda nem haviam sido fabricadas”, diz.
De acordo com o diretor interino do Ipuf, Carlos Eduardo Medeiros, o local só será sinalizado após o Carnaval, atendendo a uma solicitação dos comerciantes locais. Quanto ao policiamento permanente, Medeiros diz que não tem como resolver de imediato, já que todo o efetivo da Guarda Municipal está deslocado para o reforço nas rondas policiais pela cidade. “Atropelamentos podem acontecer independentemente de ter carros estacionados ou não, já que ali, a princípio será um corredor de veículos. Cabe aos transeuntes terem mais cuidado, já que, para resolver o problema de vez, só fechando a praia”, afirma.
A polêmica solicitação do bloqueio de estacionamentos na praia começou em dezembro, quando, de acordo com Pires, o Conseg recebeu denúncias de diversos atropelamentos ocorridos no local. “Foram mais de 10 atropelamentos só em dezembro, principalmente envolvendo crianças. Por meio de uma recente pesquisa, realizado por alunos de geografia da UFSC, 70% da comunidade já se manifestou favorável ao fechamento da praia para veículos. Tememos pelo que pode acontecer no Carnaval, período que pode acontecer abusos por parte de motoristas alcoolizados”, afirma. Mas os comerciantes locais não concordam com a medida, temendo diminuição no movimento nos bares e restaurantes locais, e conseqüente desemprego.
(AN Capital, 29/01/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

2 Comentários

  1. Sandra Luz disse:

    Achei ótima a proibição do estacionamento de veículos nas areias da praia …
    Existem áreas para estacionamento de veículos próximos à praia na rua Principal de acesso.. Creio que os proprietários de restaurantes não precisam temer… por que esta medida só irá valorizar o Local e haverá mais procura pelos usuários.

  2. pedro disse:

    Concordo com voce donna Sandra…ademais à praia ficara mais limpa .
    Sim voce ter a amabilidade de me escrever ,eu gostaria trocar com voce mais uma visao da praia.Estou muito longe e gostaria saber o que acontece nessa praia que eu adoro .
    Aguardo voce
    lizuainbolt@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *