Associação denuncia despejo de esgoto
13/12/2007
Projeto inovador UCA chega à escola do Itacorubi
13/12/2007

A economia na conta de luz encheu de alegria a moradora do morro do Mocotó, Olga Regina Rodrigues, 54 anos. A habitante da região que sofre com os baixos índices sociais de Florianópolis, e também alvo do tráfico de drogas, conseguiu gastar menos ao utilizar garrafas pet de refrigerante e caixas de leite longa vida no projeto “Energia Limpa” – por meio do reaproveitamento são produzidos aquecedores solares para aquecer água usada em chuveiros e torneiras.

A iniciativa acatada por Olga em sua casa e mais quatro residências do Mocotó surgiu de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental, Celesc, Caixa Econômica Federal e a comunidade do Maciço do Morro da Cruz. O município aderiu ao projeto inventado pelo comerciante José Alcino Alano, de Tubarão, que percorre o Estado para divulgar a idéia.

O resultado empolgou as autoridades públicas da Capital, que estenderam o projeto à creche municipal da Chico Mendes, no Continente. Os moradores coletam o material e montam o equipamento sob a orientação de coordenadores. Ele é instalado no telhado, onde a energia solar é captada e conectado em caixas d’ água.

O “Energia Limpa” rendeu à Prefeitura de Florianópolis o prêmio Melhores Práticas do Ministério das Cidades, destinado a iniciativas na área social e entregue em Brasília. Agora, a Secretaria da Habitação defende a criação de uma cooperativa para fabricar os aquecedores solares com a intenção de utilizá-los nos conjuntos habitacionais em implantação no Maciço do Morro da Cruz e em outras comunidades de Florianópolis.

(AN Capital, 13/12/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

7 Comentários

  1. paulo disse:

    gostaria de manter contatos diretamente com a cooperativa ou com o sr José Alano.
    .
    meu e-mail é: paulomarcondes@yahoo.com.br
    .

  2. Gostaria de poder proporcionar o mesmo benefício que o Sr. José Alano, em minha cidade existe muitos bairros de baixa renda que poderiam se beneficiar com esse invento, inclusive muitas creches e pastorais sociais e eu ainda sou voluntário na Associação Pérola Viva uma associação que estará acredito que em breve atendendo pessoas com necessidades especiais, cadeirantes entre outros.
    Assim gostaria de obter informações mais detalhadas desse invento.
    atenciosamente.
    Engenheiro Eduardo Cícero
    (11)9601-7613

  3. Flávio Faria disse:

    Olá! Gostaria de saber a técnica de revestir o teto com caixas de leite, e saber mais sobre o aquecedor inventado pelo seu Alano; serve e-mail da cooperativa, etc… O meu intuito é fazer na minha casa e ajudar a divulgar a idéia do Sr. Alano aqui no Rio e em Niterói, onde moro… Desde já agradeço MUITO!!! Um abraço!!!

  4. Janine, da equipe do site disse:

    O Manual sobre a construção e instalação do Aquecedor Solar composto de Embalagens Descartáveis, idealizado pelo Sr. José Alcino Alano, está disponível no link abaixo:

    http://josealcinoalano.vilabol.uol.com.br/manual.htm

    A partir das instruções contidas na página é possível o desenvolvimento particular do sistema. Caso haja interesse na obtenção de mais informações:

    Núcleo de Responsabilidade Social da Celesc
    Telefone: (48) 3231-5522

    Coordenador do projeto: Jacó F. da Rocha
    E-mail: jacofr@celesc.com.br
    Telefone: (48) 3231-5527

  5. Janine, da equipe do site disse:

    Mais um link para o Manual completo do Aquecedor Solar composto de Embalagens Descartáveis, idealizado pelo Sr. José Alcino Alano:
    http://www.meioambiente.pr.gov.br/arquivos/File/meioambiente/solar.pdf

  6. Cristiane Zamboni disse:

    Olá, gostaria de aprender como fazer o revestimento de teto com caixas de leite , pois além de amenizar o sistema calorica da energia solar , também produz uma grande repercussão no sistema ambiental.

    Paranaguá – Pr

  7. Camila de Souza Campos disse:

    Olá gostaria de saber mais sobre o revestimento de teto, com caixas de leite,se possivel enviar manual completo do Aquecedor Solar, idealizado pelo sr; José Alcino Alano, Parabens pela Invenção; também gostaria de manter contato com Cooperativa, endereço, telefones e Nome do Presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *