Palestra aborda responsabilidade ambiental dos condomínios
10/12/2007
Plano Diretor está atrasado em três meses
10/12/2007

MPF/SC quer proibir alvarás e inscrições de ocupação na Praia de Canasvieiras

O Ministério Público Federal em Santa Catarina propôs Ação Civil Pública para requerer que o Município de Florianópolis suspenda todos os alvarás de construção expedidos para obras em faixa de restinga, na Praia de Canasvieiras, no norte da Ilha. A ação requer, ainda, que a União cancele todas as inscrições de ocupação de terras de marinha que incidam em áreas de preservação permanente. Além do Município e da União, a ação foi proposta contra réus particulares responsáveis por ocupação que degradou a restinga e invadiu a faixa de praia.

Caso seja julgada procedente, a União terá que encaminhar, imediatamente, à Advocacia da União e ao MPF os casos de invasão na faixa de praia, para as providências cabíveis. O Município terá que promover a regularização do zoneamento do local, adequando-se à legislação federal. Já os réus particulares deverão proceder a demolição de um muro construído sobre a faixa de areia e providenciar a retirada dos entulhos decorrentes da demolição.

Conforme a procuradora da República Analúcia Hartmann, a ação quer condenar os réus a demolir obras e recuperar área de preservação permanente de uso comum, além de responsabilizar os entes públicos pela omissão no dever de proteger o meio ambiente, especialmente terras de marinha, restinga e faixa de praia.

ACP nº 2007.72.00.013272-0

(Ascom PR/SC, 6/12/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *