Faltam salva-vidas nas praias da Ilha
11/12/2007
CPI da Zona Azul fica para 2008
12/12/2007

A inauguração do Jardim Botânico de Florianópolis deve acontecer no primeiro semestre de 2009. A previsão é do presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri ), Murilo Flores. “Esse é um prazo mais realista, mas pode sair antes”, pondera.

Todo esse tempo de espera é necessário para que o projeto da implantação do parque atenda aos critérios determinados pela resolução Conama 339/03, que dispõe sobre a criação, normatização e o funcionamento dos jardins botânicos em território nacional. Entre os principais, a área de produção de mudas de espécies nativas da flora local, herbário e área de conservação.

De acordo com Flores, a planta e projetos paisagísticos serão definidos por um concurso envolvendo escritórios de arquitetura de Santa Catarina. A promoção será lançada em janeiro, junto com a pedra fundamental do parque.

O projeto físico deve contemplar área administrativa, biblioteca, estufas, laboratórios, locais de lazer, salas de educação ambiental e agrária, e área de alimentação. Também faz parte dos planos a montagem de um portal de exposição de produtos da agricultura familiar e pesca regional, concha acústica para pequenos shows musicais e a incorporação do Museu do Lixo, que atualmente está no Centro de Transbordo da Comcap.

O lançamento da pedra fundamental, que deveria ter acontecido no dia 30 de novembro, foi cancelado devido às chuvas que deixou o local alagado e sem condições para realizar o evento. A cerimônia foi transferida para este mês, em data ainda a definir.

O novo parque vai englobar um espaço de 23 hectares dentro das dependências do Epagri/Ciram, no Itacorubi, e será o primeiro do Brasil que integrará uma área de mangue. Uma comissão formada por parceiros da iniciativa estão a frente dos projetos de implantação – técnico e jurídico – e documentações que serão apresentados à Comissão Nacional de Jardins Botânicos, em fevereiro.

Esse processo está na fase de organização dos dados. Em 30 de novembro também foi assinado um convênio de cooperação técnica com representantes da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas (MG), instituição que foi indicada pela Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB) para prestar assistência à comissão neste início de processo.

Fazem parte dessa equipe representantes do Epagri, da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Floram), Fundação de Apoio à Pesquisa Cientifica do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) e Fundação Certi, por meio do Projeto Sapiens.

(Josi Castro, Especial ANCapital, 11/12/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *