Plano Diretor está atrasado em três meses
10/12/2007
Com aliados assim, quem precisa de oposição?
11/12/2007

Grupo RBS lança DC On-Line

Os leitores do Diário Catarinense terão, a partir da próxima quinta-feira, a possibilidade de acessar notícias atualizadas durante as 24 horas do dia pela equipe de reportagem.

Cobertura do DC
Além de chegar à casa de mais de 50 mil assinantes e a 1,3 mil pontos de venda, o DC estará acessível a todos os catarinenses, em qualquer lugar do mundo, através de um novo site: www.diario.com.br.

Inovação

O DC Online entra no ar em um momento histórico para o Grupo RBS, que em 2007 comemora 50 anos e lança nova marca. “De agora em diante, o leitor do Diário Catarinense poderá participar ainda mais e estabelecer uma relação minuto a minuto com o seu jornal. Esta é uma filosofia da RBS. Trabalhamos e investimos para que nossos conteúdos, sejam eles jornalísticos ou de entretenimento, cheguem às pessoas por meio das diferentes plataformas disponíveis no mercado”, diz o diretor-presidente do Grupo RBS, Nelson Sirotsky.

Diferenciais do site
Com o lançamento do site, o Diário Catarinense irá oferecer aos seus leitores dois pontos diferenciais:
– Rompimento com os horários de fechamento da versão impressa, pois o DC Online terá atualização 24 horas, sete dias por semana.
– Utilização de áudios, vídeos e gráficos animados, complementando as informações apresentadas na reportagem.
“Isto representa um marco histórico na trajetória de pouco mais de 21 anos do Diário Catarinense. Diante desta revolução, o DC impresso procurará antecipar o que vai acontecer e ampliar a análise sobre os fatos, o que tradicionalmente chamamos de jornalismo interpretativo”, explica o editor-chefe do jornal, Claudio Thomas.

Redação unificada
As edições do Diário Catarinense na internet e no papel serão produzidas na mesma redação, seguindo uma tendência mundial de unificar a produção de conteúdo, independentemente da mídia em que ele é veiculado. Para isso, o DC contratou uma equipe de 14 profissionais que, juntamente com os cerca de 90 repórteres, fotógrafos e editores da edição impressa, vão produzir conteúdo jornalístico para o site, seguindo os mesmos princípios que norteiam o jornal. “A mesma redação do Diário Catarinense, jornal no qual o leitor acredita e confia, agora produzirá conteúdo em duas plataformas: internet e edição impressa. E isso significa receber o melhor material jornalístico produzido para os catarinenses com o selo de qualidade do DC”, afirma a diretora de Jornais On-Line da RBS, Marta Gleich.

“A partir do lançamento do site, o DC transfere para a plataforma internet a credibilidade do jornal, e simultaneamente vai produzir conteúdo atual, real time, de acordo com a dinâmica online. Mas tendo como pano de fundo o compromisso da marca Diário Catarinense”, resume o vice-presidente de Unidades Rádio e Jornal, Geraldo Corrêa.

Interatividade
Dos oito jornais do Grupo RBS, o Diário Catarinense é o segundo a ter seu site atualizado 24 horas por dia, seguindo a experiência de sucesso de Zero Hora, no Rio Grande do Sul. As ações do diario.com.br foram planejadas especialmente para estimular a colaboração e a participação do público. Uma delas é a ferramenta Leitor-Repórter, pela qual os internautas poderão enviar textos, fotos, vídeos e áudios sobre fatos que estejam acontecendo em seu bairro, cidade ou região. Os leitores catarinenses ainda terão a possibilidade de manifestar sua opinião sobre as notícias publicadas, enviando comentários ao site.

Blogs
Os blogs serão atualizados diariamente pelos colunistas do DC, onde o público também poderá deixar recados e trocar idéias sobre os assuntos apresentados, interagindo on line. Titulares de colunas como Roberto Azevedo, Moacir Pereira, Estela Benetti, Marcos Espíndola, Juliana Wosgraus e Cacau Menezes trazem em seus blogs, ao longo do dia, novas análises e notas exclusivas. Enquanto isso, a equipe da Revista de Verão e a colunista Camille Reis dão dicas sobre como aproveitar ao máximo a estação mais quente do ano.

Lazer
Para completar, jornalistas da RBS dividem suas paixões com os internautas em três outros blogs: Batucada (sobre samba e pagode), Banda Desenhada (quadrinhos e artes gráficas) e Blog de Letrinhas (com dicas sobre cuidados com as crianças e de atividades para pais e filhos, além de orientações de especialistas sobre o tema).

“Aproveitando as potencialidades da internet, o site vai ter uma interatividade grande com o público. E, com os blogs, os colunistas vão poder oferecer mais conteúdo para o seu público, incluindo vídeos, notícias, fotos e áudios” afirma o diretor da Unidade Jornal em Santa Catarina, Marcos Noll Barboza.

Clic RBS
Mesmo com o lançamento do DC Online, o clicRBS continuará a ser o portal que reúne todos os veículos da empresa, incluindo rádios, jornais, sites e emissoras de televisão. “O clic vai ser o portal guarda-chuva da RBS. Todos os veículos, e o próprio DC Online, poderão ser acessados pelo clic”, explica a vice-presidente de Internet e Inovação da RBS, Sílvia de Jesus.

Portal mais dinâmico
O portal irá se aprofundar em temas como gastronomia, meio ambiente e tecnologia, passando a apresentar um perfil de revista. Outro destaque serão os canais temáticos sobre trânsito, meteorologia e assuntos que estejam em destaque na mídia, como olimpíadas e eleições. – E esses materiais também estarão nos veículos da RBS. Com isso, teremos mais profundidade nos conteúdos apresentados – resume Sílvia.

(Acontecendo Aqui, 11/12/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *