Moacir Pereira: “Vergonha!”
17/12/2007
Artigo DC: “A cidade que queremos”.
17/12/2007

Cacau Menezes: “Mui amigo”

(Da Coluna do Cacau Menezes, DC)

Uma publicação bancada pelo governo do Estado para promover o turismo em Florianópolis vem provocando polêmica entre o trade turístico da cidade. Intitulado Floripa para Viajantes, o livreto tem 271 páginas, com fotos e informações sobre a cidade. O problema, para alguns, está no item Dicas e Informações Importantes (págs. 236 a 239), onde, entre outras coisas, se lê:

” – Um mau costume local é a variação de preços conforme a demanda. Trata-se de uma espécie de inflação manezinha, recurso que alguns comerciantes e lojistas lançam mão para aumentar suas margens de lucro.

– É comum que faltem produtos, os pedidos demorem a chegar e o valor da conta (quando, enfim, é entregue) venha incorreto.

– O tratamento de esgoto de Florianópolis é precário. Não raro transbordam as fossas.

– Acredite: você poderá levar mais de duas horas para rodar cerca de 30 quilômetros.

– Na alta temporada ou nos feriados nacionais, o trânsito da cidade pode ficar impraticável.

– Shopping centers, em dias de chuva, são sinônimo de problemas para motoristas e consumidores. De carro, o ideal é nem chegar perto. A pé, o melhor é ir cedo e voltar cedo.

– Cuidado para não perder o avião. No Sul da Ilha há um campo de futebol e em dias de jogos são grandes os engarrafamentos.”

Com esses “amigos”, nosso Estado não precisa mais de inimigos.

(Cacau Menezes, Diário Catarinense, 17/12/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

64 Comentários

  1. oi cacau sou eu aguela menina de 7 anos ,loira que voce viu na festa de inauguração do Oceania Park hotel, esta lembrado de mim?
    beijos… costo muito de voce

  2. michel barbosa disse:

    qual o nome da musica que toca de fundo no seu programa do jornal do almoço???

  3. Fernando Borges Montenegro disse:

    Cacau, fiquei muito chateado com o que estão fazendo contra os turista e principalmente com a arrogância de uma moradora do Jurerê (no final do lado esquerdo), que não deve ter nada para fazer e deve se auto intitular ‘fiscal da natureza’. O governo deveria fiscalizar e evitar estes abusos, e retirar as cordas para a praia. O caso foi o seguinte:
    Alguns moradores de Jurerê Internacional estão querendo bloquear caminhos para praia sobre pretexto de que o motivo é pela preservação. Hoje uma ‘velinha’ reclamou por eu ter passado pelo caminho (com minha filha de 2 anos e meu pai de 70 anos chegar mais rápido no meu carro e ficar menos tempo no sol), primeiro dizendo que o motivo era preservação da praia, retruquei dizendo o caminho já estava feito e o mal ali é muito menor que a construção das casas. Primeiramente ela me disse que eu não sabia ler e em seguida que eu não morava ali e a praia deveria ter menos acesso. Está na cara que o motivo é este, se alguém ali tivesse preocupado com a natureza, teriam plantado arvores e feito outros tipos de trabalho e não bloquear caminhos para ter uma praia particular. Batalho a muito tempo pela preservação da natureza e não admito estes usos indevidos.

  4. Tania Mara Rosa disse:

    No Jornal do Almoço do dia 31/12/07. Cacau Menezes recita parte de um poema de Carlos Drummond de Andrade, porém cometeme uma grande falha…não cita a fonte! gostaria que fosse corrigido esta falha…pois não foi de sua autoria as belas palavras.

    Feliz 2008

  5. Tania Mara Rosa disse:

    Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.
    Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
    Aí, entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número,
    e outra vontade de acreditar que daqui para diante vai ser diferente.

    Carlos Drummond de Andrade.

  6. elias junior disse:

    cacau so teu fã meu brother..
    gostaria q tu me mandace um abraço no jornal..
    e tbm gostaria d saber o nome da musica q toca de fundo no seu programa…
    cara essa musica é a sensaçao do momento..
    valeu fera um abraçao

  7. Carol disse:

    Olá Cacau, qual o nome da musica que toca de fundo no seu programa do jornal do almoço???

  8. cassia disse:

    o cacau, fala desses caras do planeta atlandida (e varios outros, pois esta pegando moda agora, em todo show grande nesta ilha) de inventarem que o show é ecologico??? pura balela, no planeta atlandida apareceu ate um dos caras que iriam fazer show… plantando uma arvorezinha e cade as demais outras arvores que os organizadores prometiam??? foram plantadas? e onde que eu nao vi e nem ouvi ningeum falar!!! vai ser assim tambem com o carnaval ecologico??? a proposio algum “mane” pode exolicar o que e um carnaval ecologico???

  9. gean disse:

    Essa temporada, um único almoço servido na ilha do campeche foi servido no valor de R$180,00 (4 pessoas). São oportunistas assim que deturpam a imagem que nossa ilha tem fora daqui. Uma ilha sem infra adequada e com preços abusivos em seus serviços e produtos.

  10. Andre disse:

    Galera procurem por Samin Heater .. eh aquela musica de fundo do cacau 🙂

  11. tatiana lino disse:

    Adorooooooooooooooooooooo tua coluna!!!
    e vc tbm,beijos da “AVAIANA DA JOACA”….

  12. tatiana lino disse:

    RECADO DE UMA FREQUENTADORA ASSÍDUA DA PRAIA DA JOACA,CARA AQUELE ESGOTO A CÉU ABERTO LÁ NA JOACA,TEM QUE ACABARRRRRRRRR
    RECADO DA AVAIANAAAAAA!!!BEIJOS

  13. Rosana Machado disse:

    Cacau, gosto muito dos seus posicionamentos diante da sociedade catarinense. Morei em Floripa por 23 anos, hoje resido em Curitiba e vejo aqui algo que não existe aí. A preocupação pelo controle e cuidado com os animais de rua. Isso reflete muito a caracteristica e evolução de cada povo. Estive em vários verões nas praias e é muito triste ver todos aqueles animais abandonados. Veja o que S.Paulo tem feito também:
    Quanta notícias boas(Jornal da Tarde ).

    1. A reprodução para a venda só podera ser exercida por canis e gatis inscritos no Cadastro Municipal de Comércio de Animais.

    2. Fica Proibida a venda de cães e gatos em praças, ruas, parques e áreas públicas.

    3. Os animais só poderão ser vendidos, trocados ou doados após 60 dias de vida.

    4. Todos os cães e gatos destinados à venda ou à troca nos canis e gatis regularizados devem ser castrados.

    5. Os canis e gatis devem implantar microchips nos animais destinados à venda, troca ou doação.

    E quem vai levantar essa bandeira aí.
    Pertenço a algumas ongs de proteção animal e gostaria muito de ver a terra que tanto admiro(Floripa) evoluir nesse tema.

  14. Vinicius disse:

    O estopo ;X
    tudo beleza contigo ?
    espero que sim. Fique tu sabendo que vejo todos os dias seu programa no JA.
    Manda um bejo ai pra familia Umbelino, da Serraria SJ.
    Um abração e sucesso pra ti mô quirido!
    Fica com Deus Avaiano!

    Mais eu sou FIGUERA minha mãe que é avaiana õ/

    \õ/

  15. Janine, da equipe do site disse:

    Prezados,

    agradecemos a participação de todos no site FloripAmanhã.org. Contudo, gostaríamos de explicar que o jornalista Cacau Menezes não tem acesso aos comentários feitos em nosso site: http://www.floripamanha.org.

    Na verdade, nós apenas vinculamos algumas de suas matérias em nosso quadro de NOTÍCIAS.

    Favor encaminhar o comentário para o e-mail do Cacau Menezes:
    cacau.menezes@diario.com.br.

  16. andré fernandes disse:

    ola cacau meu nome é andré fernandes moro em içara santa catarina sou seu fá eu e minha mulher raquel e meu filho rafael asistimos vc todos os dias no nornal do almoço gostaria de dizer que no jornal do almoço só ten gata eu até acho que vc deveria fazer uma votação pra escolher a mas gata do nornal do almoço e mostrar algumas fotos destas gatas no dia a dia ai sou fázão da karen fabiane manda pra ela um beijo o primeiro voto é o meu e vai pra karin fabiane a manda um beijo tambem pra minha mulher raquel e meu filho rafael

  17. Luciana disse:

    Olá Cacau

    Assisto diariamente seu quadro no jornal do almoço e percebi que faz algum tempo que vc trocou sua música de fundo durante seus comentários, gostei muito. Gostaria de saber o nome dela e quem canta pois não faço nem idéia.

    Obrigada.

  18. fatima disse:

    boa tarde
    assisto jornal do almoço e gostaria de saber qual a musica de fundo do quadro do cacau menezes que toca atualmente e quem canta ela é linda.
    grata
    fatima

  19. Cirlene disse:

    Sempre assisto jornal do almoço e gostaria de saber qual a musica de fundo do quadro do cacau menezes que toca atualmente e quem canta.
    é maravilhosa . Está ainad tocando essa semana. Por favor me retornem.abrs
    Cirlene

  20. rodrigo disse:

    Boa tarde,

    Gostaria de saber qual o nome da musica de fundo que está tocando esta semana no quase do Cacau

    Obrigado

    Rodrigo

  21. Marina disse:

    Cacau!!!

    gostaria de saber o nome da musica que toca na sua apresentação no J.A.
    curto muito seu programa!!!
    pude observar que muitas pessoas te fazem a mesma pergunta!!! isso é bom gosto!!!
    obrigada!!!
    um abraço,

    MARINA

  22. gostaria de saber qual a musica de fundo que aparece quando estais apresentando.

    Muito obrigada, um beijo

  23. silvia disse:

    oi cacau como eu fazo para te mandar uma foto minha para voce mostrar no jornal do almoço

  24. Elisabeth Donadel disse:

    Cacau…Virou tradição,mas,todos os dias antes de ir para o trabalho preciso ver o seu quadro no JA.Amo mto!
    Um forte abraço..

    Elisabeth

  25. FELIPE disse:

    olá caro cacau sou + um curioso querendo descobrir qual o nome da musica que toca de fundo no seu programa do jornal do almoço atualmente???

  26. Renato disse:

    Gostaria de saber o nome da nova musica de fundo do seu quadro no jornal do almoço.
    obrigado.

  27. Camila disse:

    Como faço para mandar minha foto para vc mostrar no jornal?

  28. melengo disse:

    Ola, eu tbm gostaria de saber qual o nome da musica de fundo de apresentação do cacau ? ? ? ! ! !

    Abrçs ! ! !

  29. Amanda disse:

    Também gostaria de saber o nome da nova musica de fundo do seu quadro no jornal do almoço.
    obrigado.

  30. Mayans disse:

    qual o nome da musica que toca de fundo no seu quadro do jornal do almoço

  31. Itamar Annoni Notare disse:

    Gostaria de saber qual a musica de fundo que está hoje. 1 de fevereiro de 2009, tocando no seu programa.

    Itamar Annoni Notare

  32. Letícia disse:

    Gostaria de saber o nome da atual musica de fundo que está tocando no seu quadro 🙂

  33. Janaina Batista disse:

    Vivo na expectaticva de poder curtir essa festa. Qdo chega a hora de comprar o ingresso me vejo sem um puto no bolso. Poxa vida, realiza um sonho antigo…..me leva para a sua feijoada? Um grande beijo

  34. GRASIELA disse:

    ola cacau bom dia

    gostaria de saber qual o email que eu mando minhas fotos para vc colocar no jornal do almoço

    obrigada bjs grasi

  35. Rafaela disse:

    gostaria de saber qual o email que eu mando minha foto para vc colocar no jornal do almoço ..

  36. Gustavo disse:

    Eu encontrei a música, mas não está na versão que passa no Cacau..

    Chris Garcia & Carlos Campos – In De Guetto

  37. Dayane disse:

    Bom dia!ATENÇÃO
    Venho através esse e-mail comunicar a falta de organização da Prefeitura de Florianópolis a venda de ingressos on-line, sendo que as 08h00min da manha já avia encerrado a venda dos ingressos no sector C. Estamos endguinados com isso . Não vamos poder assistir minha escola de samba de coração (Copa lord) com minha irmã e meu namorado. O que é isso né cacau

  38. Renan disse:

    A musica que toca no quadro do Cacau é a seguinte:

    David Morales – Party in the Ghetto…

  39. Paulo...Criciúma disse:

    Cacau,gostaria de saber qual o nome da musica que toca de fundo quando vocÊ faz seu comentario no jornal do almoço??

  40. Prezados,

    agradecemos a participação de todos no site FloripAmanhã.org. Contudo, gostaríamos de explicar que o jornalista Cacau Menezes não tem acesso aos comentários feitos em nosso site: https://floripamanha.org.

    Na verdade, nós apenas vinculamos algumas de suas matérias em nosso quadro de NOTÍCIAS.

    Favor encaminhar o comentário para o e-mail do Cacau Menezes:
    cacau.menezes@diario.com.br.

  41. Eduarda disse:

    queriia saber qual é o nome da musica que toca quando você est apresentando?? amo aquela musica

  42. Lucas disse:

    Alguém sabe a NOVA MÚSICA do JORNAL DO ALMOÇO(RBS) no quadro do CACAU MENEZES??NÃÃÃÃOO É A DO SAMIN …
    É A NOVA MÚSICAAA, (2009)

  43. karyne disse:

    Justin Nozuka “After Tonight”

  44. monica disse:

    Gostei de ver, um guia honesto…Querem dourar a pilula? Deem respeito, primeiro ao morador, que paga os impostos desta cidade, e depois ao turista, que vem aqui gastar suas economias . Por falar em turistas, O Sr. Fernando Montenegro esta equivocado, as cordas colocadas em Jurere Internacional o foram, nao pelos moradores, mas pelos orgaos publicos, para permitir que a vegetacao litoranea volte a crescer naquela area e impedir a maior erosao. Foram construidas pontes de madeira especialmente para esse fim,ligando a calcada a praia.Se o Sr. nao se enquadra neste ato de preservacao, e nao consegue seguir simples regras, que procure outras praias,mais degradadas por outros que (nao) pensam como o Sr…

  45. Jaderson disse:

    Queria saber o nome dessa musica que está tocando aqui video que aqui está.Toca no quadro do Cacau Menezes no jornal do almoço.Quem souber,manda aew…
    vlw!!!

    http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=81644&channel=47

  46. PitBull disse:

    Pra quem quer o link da nova musica do cacau achei no youtube:
    http://www.youtube.com/watch?v=NszSciH51vY

    Abraços.

  47. Beatriz :*: disse:

    queria saber o nome da musica que toca de fundo quando cacau menezes faz seus comentarios, a musica do mês de novembro
    e que toca atualmente ainda,por favor.

  48. Alexandre Diniz disse:

    aê galera a musica que está tocando no quadro do cacau menezes é { Akcent ft.Edward-Maya – That’s My Name }

    http://www.youtube.com/watch?v=98WHX-JqGwU

    falo! :*

  49. Daiane disse:

    eu também queria saber o nome da musica *-*

  50. André Vieira disse:

    Alexandre Din, valeu aew parceiro pelo nome da musica (Y)

  51. Felipe disse:

    aee musica que ta rolando na quadro do cacau menezes a nova é
    Akcent ft.Edward-Maya – That’s My Name
    valeuu galera.

  52. Douglas disse:

    Eu gostaria de saber o nome da nova musica que está tocando no quadro do Cacau Menezes agora apartir de março de 2010.

    Vlw rapaziada.

  53. bruno disse:

    dae cacau…gostaria de saber o nome da musica que toca durante seus comentarios no jornal do almoço..
    um abraço sou bruno de forquilhinha

  54. clayon disse:

    oi aqui é o clayon de ararangua
    o nome da musica de março é Javi Mula – Come On

  55. rafael disse:

    oi gostaria de saber o nome da musica que esta tocando agora no programa do cacau

  56. Jhonatan disse:

    Qual o nome da musica que toca no fundo do seu quadro ? vlw”um abraço “

  57. adrian disse:

    daew alguem pode me manda o nome da musica que esta tocando no quadro do cacau menezes vlw

  58. fernando rosa leal disse:

    Bom dia…

    qual o nome que toca no fundo do quadro do cacau menezes?

    é algo tipo assim..
    uuuuuuuhh uuuuuuuuuhhhhh

    fico no aguardo

    Nando RL

  59. Nilva Vermolhen Hadlich disse:

    Oi Cacau, na sua coluna de hoje você fala a respeito da Feiarte que acontecerá em Florianópolis nos próximos dias. Gostaria de saber se essa feira é somente de artesanato já pronto ou também será comercializado materias para confeccionar artesanato, tipo como na MegaArtesanal que acontece uma vez por ano em São Paulo, geralmente em Junho?
    Obrigada Se puderes me ajudar.
    Nilva

  60. Hamilton de Souza Machado disse:

    Cacau,
    O que a cidade está comentando: O japão se recupera da tragéia e o trevo da seta não sai…..

  61. Primeiramente queria te dar os parabens pelo seu trabalho,te adimiro muito,po cara,qual sera o valor das pessoas onestas que trabalhão onestamente para um futuro melhor para si e seus familhiares e são covardimentes arancadas de nosso meio com tal brutalidade,como o caso dese senhor que foi ajudar e teve sua vida tirada covardimente,cacau eu sou um umilde pedreiro mas gosto de ler jornal,sua coluna é uma das favoritas tenho poco estudo mas trabalho e sou onesto,trabalho num predio perto de onde ocorreu o fato das6;30as21,22 horasmeu medo é quando saio pelo fato da bandidagem que ali ronda.um abraço de um leitor seu fiél.a descupa o meu portugues fraco

  62. CESAR FURLANETTO disse:

    VOCE DEVERIA USAR O PODER DA MIDIA PARA MELHORAR A MOBILIDADE URBANA DE FLORIPA, QUE EH UM CAOS POR FALTA DE METRO E TRANSPORTE COLETIVO EFICIENTE. NAO DEVERIA FICAR SE GABANDO QUE FLORIPA EH O MELHOR LUGAR DO MUNDO, QUANDO NAO EH. VOCE SÓ ESTA CHAMANDO COISA RUIM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *