Secretaria do Planejamento realiza seminário sobre Gerenciamento Costeiro
07/12/2007
SC será destaque em encontro de empresas de eventos
07/12/2007

Atraso na aprovação do Plano Diretor preocupa vereador

O Plano Diretor Participativo é importante na opinião do vereador Aloísio Piazza. Mas somente a conclusão e a implantação do sistema no próximo ano pode ser considerada uma vitória da cidade, na opinião dele. “Eu participei do Plano Diretor criado em 1978 e o processo foi muito lento. Esta demora propiciou a construção do ‘paredão’ da [avenida] Hercílio Luz, com todos aqueles prédios um ao lado do outro. Um risco absurdo e constante em caso de incêndio. Isso não pode se repetir”, alerta.

Piazza sabe que o projeto está atrasado, mas confia que o projeto será terminado no prazo estimado. Principalmente porquê, de acordo com ele, o tema está em evidência. “Muito pela Operação Moeda Verde, que chamou a atenção da sociedade”, acredita. Este interesse já foi visto durante as sessões itinerantes que a Câmara realizou junto à comunidade. “No Continente, os moradores e entidades nos pediram para que o Plano Diretor defina o sistema viário da Beira-mar não evitar o trânsito pesado em determinadas ruas do Balneário, que é um bairro estritamente residencial”, diz o parlamentar.

Piazza sugere punição aos corruptores

Um ano “meio a meio” para a Câmara. Esta é a avaliação de Aloísio Piazza (PMDB), o vereador mais experiente de Florianópolis. Aos 63 anos e no sétimo mandato, ele concorda que a Operação Moeda Verde manchou a história do Legislativo da Capital. Mas vê como pontos positivos as sessões itinerantes e a aprovação da contratação de agentes de saúde.

“Eu nunca tinha visto algo como a Moeda Verde, que revelou situações de falta de ética de dois parlamentares. Este não é o meu julgamento. Mas, para desagrado nosso, voltei a exercer o cargo em função da saída de um vereador [Juarez Silveira]”, comentou.

Segundo ele, a pior crise político-administrativa da história de Florianópolis gerou um clima pesado nos corredores da Câmara. “Já havia uma tensão no ar, pois existiam alguns comentários. E, depois que tudo foi revelado, ficou ainda pior. Após a saída deles [Silveira e Marcílio Ávila] a retomada dos trabalhos ainda teve sessões relativamente tensas”, confirmou.
Piazza crê, no entanto, que a cidade saiu ganhando. “Agora vai ficar muito difícil para quem quiser fazer algo errado. Todos estão sendo observados. Mas se há corrompidos, há os corruptores e estes precisam ser punidos”, disse.

Piazza fala com orgulho das quatro sessões itinerantes que a Câmara fez durante o ano. “Alguns colegas viam com certo temor justamente por causa da Moeda Verde, mas este contato com a comunidade foi muito boa. E o coroamento disso foi termos aprovado R$ 600 mil no orçamento de 2008 para reivindicações feitas pela população nestas sessões”, argumentou.

Segundo o veterano vereador, o apoio para a vinculação dos agentes de saúde ao Município também é motivo de comemoração. “Agora o serviço vai ter continuidade. Existem R$ 2 milhões do Fundo de Saúde para garantir a contratação de 600 agentes por concurso público”, explicou.

(Alessandro Bonassoli, AN Capital, 07/12/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *