Créditos ambientais
05/11/2007
Ecologicamente corretos
05/11/2007

SC é o primeiro estado a ter equipamento que mede raios ultravioleta

A população da capital catarinense poderá a partir desta temporada de verão ter mais informações sobre a radiação solar incidente na região com a instalação do Ozon-in, equipamento que aponta o nível de radiação de raios ultravioleta e o fator de proteção solar (FPS) recomendado para cada índice. Trata-se de um medidor ultravioleta (UV) para proteção solar.

O local escolhido foi a Avenida Beira-Mar, próximo à entrada do trapiche, o que permite a visualização do Ozon-in por motoristas, ciclistas e pedestres. Instalado na semana passada, é o primeiro equipamento deste tipo em uma cidade do Brasil. A inovação foi desenvolvida pela Spherical, empresa do Celta (Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas), incubadora da Fundação Certi.

O gerente de negócios da Spherical, Márcio Dalcin, acredita que o equipamento deve formar uma nova cultura de conscientização, com um alerta dos perigos do excesso de radiação para a saúde do homem e para o meio ambiente. Os raios ultravioleta B, UVB, podem provocar o câncer de pele e os ultravioleta A, UVA, são responsáveis pelo envelhecimento precoce. “Diferentemente do que acontece com o calor, nas altas temperaturas, o ser humano não percebe a radiação ultravioleta. O Ozon-in, nesse caso, torna visível o que não conseguimos perceber diretamente”, completa o empresário.

Os índices de radiação na região onde está instalado o equipamento serão disponibilizados em breve no site www.spherical.com.br. O Ozon-in também se encontra no Celta, instalado como projeto piloto.

Sobre o Ozon-In

O Ozon-in existe em quatro versões: a externa, a interna, a de parede e a portátil. O equipamento que está instalado na Beira-Mar é o modelo externo, na forma de painel eletrônico de mensagens, com espaço para publicidade e informações sobre a influência dos raios sobre os diferentes tipos de pele. Pode ser utilizado em vias públicas, escolas, parques, praças, praias, quadras esportivas, estádios e shoppings.

O interno é similar ao externo, porém não possui proteção contra vandalismo. O modelo de parede foi projetado para ser instalado em farmácias, clínicas, hospitais, hall de hotéis, salas de espera e outros lugares com grande circulação de pessoas. Já o portátil poderá ser adquirido na versão sem fio (wireless) ou com conexão a cabo. Também deverá ser utilizado em pontos de venda de protetores solares, como farmácias e mercados.

Programa Bandeira Azul

Segundo Márcio Dalcin, a empresa acaba de fechar uma parceria do Ozon-in com o Programa Bandeira Azul, representado em Florianópolis pelo Instituto Ambiental Ratones. Trata-se de um certificado internacional de qualidade socioambiental que visa preservar ambientes costeiros e marinhos, unindo educação e informação.

O projeto é voltado para praias urbanas, como a de Jurerê, em Florianópolis, e inclui uma adaptação no equipamento que, além de apontar os índices de radiação, irá medir a qualidade da água do mar. Hoje, há 2.589 praias com bandeira azul em 32 países. A Espanha lidera o ranking, com 480 praias certificadas. A empresa busca ainda parceria com empresas e prefeituras para a expansão do equipamento em território nacional.

(O Barriga Verde, 05/11/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

2 Comentários

  1. Giana Benetti disse:

    Parabéns!
    Florianópolis tem empresas muito boas.
    Esta iniciativa é um avanço na prevenção do cancer de pele.
    Poderia ter este equipamento em todas as praias e no campo, para as pessoas cuidar da pele.

  2. Luciana disse:

    Parabéns Florianópolis!!!
    Cidade com pessoas inovadoras e empreendedoras. Exemplo para o Brasil!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *