Uso racional de embalagens
14/11/2007
Arquitetos apresentam pré-projetos da Oficina
14/11/2007

Por Anita Pires, presidente da FloripAmanhã A II Oficina de Desenho Urbano provou que boas iniciativas têm acolhida na cidade. Durante mais de um mês, cerca de cem arquitetos, de diferentes gerações – incluindo os mais renomados da cidade e também os estudantes – estiveram reunidos, trabalhando em projetos sob o tema "Resgate da Orla – Floripa de Frente pro Mar". Foram noites de semana e dias de sábado e domingo trabalhando voluntariamente para apontar soluções de acesso da população à borda d´água - a pé, de bicicleta e cadeira de rodas. Leia mais.

Por Anita Pires, presidente da FloripAmanhã

A II Oficina de Desenho Urbano provou que boas iniciativas têm acolhida na cidade. Durante mais de um mês, cerca de cem arquitetos, de diferentes gerações – incluindo os mais renomados da cidade e também os estudantes – estiveram reunidos, trabalhando em projetos sob o tema “Resgate da Orla – Floripa de Frente pro Mar”. Foram noites de semana e dias de sábado e domingo trabalhando voluntariamente para apontar soluções de acesso da população à borda d´água – a pé, de bicicleta e cadeira de rodas.

Apesar de sua definição, nem sempre uma ilha – extensão de terra cercada de água por todos os lados – proporciona acessos viáveis de seus moradores à beira-mar, já que muitas vezes o caminho até a orla é dificultado por construções e intervenções feitas pelo homem. Entre os objetivos deste trabalho está a sensibilização do poder público e da sociedade para a necessidade de normatizar o uso e ocupação da orla e promover sua integração com demais áreas públicas, como praças, largos, ciclovias. É uma importante contribuição para o planejamento da cidade, que cresce sem estratégias de futuro e sem a cultura da valorização da orla – um privilégio de Florianópolis.

Numa re-edição da I Oficina de Desenho Urbano, realizada em 1994, também esta terá os resultados de seus trabalhos transformados em livro. Um exposição itinerante deverá levar à população pôsteres com as propostas para os oito segmentos em que foi dividida a orla. Porém, mais do que divulgar estes projetos, queremos que eles sejam parte do Plano Diretor que se desenha para Florianópolis.

Em breve o resultado da II Oficina será oficialmente apresentado ao Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis – IPUF – como uma contribuição da área de conhecimento de arquitetura e urbanismo da cidade ao Plano Diretor.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *