Estudantes da Capital fabricam um coletor solar
08/11/2007
Ipuf promove pedalada feminina
09/11/2007

Prorrogadas as inscrições para Prêmio ODM 2007

O prazo de inscrição para os candidatos ao Prêmio ODM BRASIL 2007 foi prorrogado até o dia 19 de novembro. A prorrogação aconteceu devido à solicitação de prefeituras e de organizações, que tiveram pouco tempo para efetuar a inscrição, já que os lançamentos estaduais do Prêmio estenderam-se até o dia 26 de outubro. As inscrições devem ser feitas no site www.odmbrasil.org.br.

Na primeira semana de prorrogação o número das inscrições aumentou de 200 para 527. Em Santa Catarina, são 14 ongs e 12 prefeituras já inscritas.

O Prêmio ODM Brasil foi criado para incentivar ações, programas e projetos desenvolvidos por prefeituras, empresas e organizações da sociedade civil que contribuem para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

As práticas inscritas serão avaliadas e selecionadas por comitês técnicos de especialistas nos ODM. Ao final do processo, as melhores iniciativas serão escolhidas e premiadas por um júri especial. A coordenação técnica do Prêmio é de responsabilidade do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O Prêmio, uma iniciativa pioneira no mundo, foi proposto pelo governo brasileiro na abertura da I Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, em 2004.

A primeira edição do Prêmio ODM Brasil, realizada em dezembro de 2005, contou com 920 ações e projetos inscritos dos quais 27 foram premiados. As iniciativas contempladas podem ser vistas no site ODM Brasil.

Durante a reunião da Cúpula do Milênio, realizada em Nova Iorque, em 2000, líderes de 191 nações oficializaram um pacto para tornar o mundo mais solidário e mais justo, até 2015. O sucesso desse grande projeto humanitário só será possível por meio de oito iniciativas que ficaram conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. São eles:

1 – Erradicar a extrema pobreza e a fome;
2 – Educação básica de qualidade para todos;
3 – Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;
4 – Reduzir a mortalidade infantil;
5 – Melhorar a saúde das gestantes;
6 – Combater o HIV/ AIDS, a malária e outras doenças;
7 – Garantir a sustentabilidade ambiental;
8 – Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

(Secretaria Executiva do Prêmio ODM Brasil, 7/11)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *