Líderes do Estreito fazem reivindicações
22/11/2007
Primeira parte
23/11/2007

As comunidades de Cacupé, Sambaqui e Santo Antônio de Lisboa vão ter de esperar até o ano que vem para o início das obras de instalação da rede de esgoto nos três bairros famosos pela maricultura e gastronomia típica. A ordem de serviço foi assinada em 23 de agosto, na sede do clube Avante, em Santo Antônio, mas os trabalhos ainda não começaram e só devem sair do papel depois do Carnaval de 2008 por causa de acordo entre a Prefeitura de Florianópolis e Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan).

A instalação da rede de esgoto em Cacupé, Sambaqui e Santo Antônio de Lisboa, que será executada pela empresa Nato Construções e Participações, está orçada em R$ 1,841 milhão e foi anunciada como primeira grande medida depois da assinatura do convênio de gestão associada entre a Prefeitura e a Casan. Ela está incluída no pacote de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal para a Capital.

A Casan, por meio de sua assessoria de imprensa, afirma que o adiamento das obras ocorreu a pedido da Prefeitura, e os trabalhos só devem começar a partir de 10 de fevereiro de 2008, depois do Carnaval. Segundo o secretário-adjunto de Habitação e Saneamento Ambiental da Prefeitura, Salomão Matos Sobrinho, que está respondendo pela pasta porque o titular Átila Rocha dos Santos está de licença médica, o motivo é evitar transtornos durante a alta temporada. “Já houve procedimentos semelhantes em Ingleses e na Lagoa da Conceição no ano passado”, afirma.

A previsão inicial era de que a primeira etapa instalação da rede de esgoto (colocação da rede coletora de 5.069m de extensão com 150mm e 350mm de diâmetro) fosse concluída em abril de 2008. A Casan afirma que o adiamento não vai interferir no cronograma.

As obras permitirão 250 ligações à rede de esgoto, podendo atender a uma população de até 8.940 pessoas. A população dos três bairros somada é de aproximadamente 6,5 mil pessoas, segundo estimativa do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf) com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os trabalhos vão ocorrer na Rodovia Rafael da Rocha Pires (Ponta do Sambaqui) e nas ruas 15 de Novembro e Gilson da Costa Xavier (Santo Antônio de Lisboa), todas à beira-mar.

Adiamento de instalação divide opiniões

O presidente da Associação dos Maricultores do Norte da Ilha (Amani), Nei Nolli, acha que ela pode prejudicar quem vive da atividade na região.

Por mais que sejam feitas análises de qualidade da água, a população tende a desconfiar do produto se a baía estiver poluída. “Essa rede de esgoto tem de sair o mais rápido possível. Há áreas em que ocorre despejo de esgoto na água do mar, e isso pode prejudicar os cultivos que ficam próximos, principalmente em dias de chuva”, alerta.

Para Nolli, a instalação do sistema de tratamento é uma garantia para os maricultores da região. “Dá muito mais segurança para nós. Para nossa atividade, é fundamental”, ressalta. Cerca de 90% dos 37 associados da Amani são das localidades de Cacupé, Sambaqui e Santo Antônio de Lisboa.

O presidente da Associação de Moradores de Santo Antônio de Lisboa, Guilherme Bresciani, acha que o atraso vai ter um lado positivo para a comunidade. Isso porque os restaurantes da região atraem muitos turistas durante a temporada, e obras nas estreitas ruas da localidade durante a alta temporada poderiam causar caos no trânsito. “Olhando por esse lado, foi até melhor. Iria ficar um monte de buraco aqui em Santo Antônio e isso poderia atrapalhar muito o tráfego de veículos”, avalia.

(Felipe Silva, A Notícia, 22/11/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. joao disse:

    essa parada vai ser mto massa !!! hehehe
    suhaushuasuahsuahsuhausha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *