ReÓleo
27/11/2007
Não há nada assim na América do Sul
28/11/2007

Florianópolis vira capital da sustentabilidade

Florianópolis vai virar, a partir de amanhã, a Capital da sustentabilidade. Até sexta-feira, empresários, especialistas em energia e políticos estarão reunidos na Eco Power Conference 2007 – Fórum Internacional de Energia Renovável e Sustentabilidade, no Costão do Santinho Resort, para discutir questões que envolvem crescimento e preservação do meio ambiente.

Entre os convidados, dois Prêmio Nobel da Paz, Muhammad Yunus, vencedor em 2006, e Mohan Munasinghe, em 2007. Yunus virá pela primeira vez ao Brasil e falará sobre o Karma Capitalismo, como a cooperação pode extinguir a miséria. Munasinghe abordará o aquecimento global.

– O amanhã em nosso planeta depende de nossas atitudes hoje – pontua Munasinghe.

O assessor científico da conferência é um dos maiores especialistas em energia renovável do país, o físico José Goldemberg, ex-reitor da Universidade de São Paulo (USP) e professor do Instituto de Eletrotécnica e Energia. Ele aponta que 40% da energia utilizada hoje no Brasil é renovável e que a matriz energética do país é muito mais limpa que a chinesa ou a estadunidense. Faz uma ressalva, porém, quando o assunto é energia eólica.

– O Brasil utiliza pouco a capacidade dos ventos e Santa Catarina tem um grande potencial para isso.

O vice-presidente da Associação Mundial de Energia Eólica, Everaldo Alencar Feitosa, afirma que o Brasil tem uma das maiores jazidas de vento do planeta, mas que alguns mitos impedem o desenvolvimento da geração de energia eólica.

– Ao contrário do que é dito, implementar esse tipo de energia é muito mais barato que a hidrelétrica e que o gás.

Para o diretor da Eco Power, Ricardo Bornhausen, Santa Catarina precisa de uma agenda positiva e, foi a partir disso, que surgiu a idéia de trazer o evento para Florianópolis.

– O tema (energia renovável e sustentabilidade) é o mais importante da agenda internacional deste início de século e movimentará a economia nas próximas décadas. Mesmo sendo a primeira edição, já conseguimos trazer dois Prêmio Nobel da Paz, grandes cientistas, um enviado da ONU.

Na avaliação de Bornhausen, mesmo antes de estar em voga o termo sustentabilidade, os empresários catarinenses já se preocupavam em aliar o crescimento à proteção ao meio ambiente. Essa conscientização, afirma a presidente do Grupo Full Jazz e líder da plataforma multimídia Mercado Ético – que trata do tema da sustentabilidade – , Christina Carvalho Pinto, será determinante para as empresas.

– Um levantamento do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável mostra que 75% das grandes marcas não existirão mais dentro de cinco a 10 anos e isso porque não vai haver espaço para quem quiser escapar desse esforço – destaca.

A programação

Amanhã

14h – Abertura da secretaria, entrega de material e credenciamento
19h – Sessão solene de abertura – governador Luiz Henrique da Silveira e autoridades relacionadas à energia, meio ambiente e desenvolvimento sustentável
21h – Conferência Internacional – ex-presidente do Chile, Ricardo Lagos, enviado especial de mudanças climáticas da ONU
22h – Jantar e show nacional com o Grupo Uakti na boate Ilha do Cascaes

Quinta-feira

Plenária – Auditório principal
9h – Conferência – Sustentabilidade e Desenvolvimento Global.
14h às 15h30min – Perspectivas e Tendências para o Etanol – Mercado, Energia Solar Térmica e Fotovoltaica, Hidrogênio, Ecópolis Desenvolvimento Sustentável.
16h às 17h30min – Perspectivas e Tendências para o Etanol – Tecnologia, Empresa Verde, Balanço Azul, Amazônia Sustentável, Construções Sustentáveis.
17h30min às 19h – Perspectivas e Tendências para o Etanol – Alimentos e Biocombustíveis, Tecnologia para o Carvão Limpo e o Desenvolvimento Sustentável, Energia Nuclear e os Impactos Ambientais, Gestão da Água como Fator de Desenvolvimento Sustentável.

Sexta-feira

9h – Energias Renováveis e as Fontes de Financiamento, Biodigestores e Biodiesel, Perspectivas de Expansão da Hidreletricidade, Eficiência Energética e Padrões de Desempenho.
11h – Auditório A (Investimentos em Créditos de Carbono), Auditório B (Perspectivas para a Geração Eólica), Auditório C (Brasil Energia Plano 2030), Auditório D (Energia do Lixo e Resíduos – Equilíbrio Urbano e Rural).
14h30min – Conferência Internacional – Muhammad Yunus – Prêmio Nobel da Paz 2006.
16h30min – Conferência Especial – Apresentação da Carta de Valência. Presidente de mesa: José Goldemberg – IEE/USP. Mohan Munasinghe – vice-presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), vencedor do Prêmio Nobel da Paz 2007 e presidente do Instituto Munasinghe para o Desenvolvimento (MIND) – Sri Lanka
17h30min – Carta de Florianópolis – professor José Goldemberg e governador Luiz Henrique da Silveira
18h30min – Lançamento da Eco Power 2008
19h – Encerramento

Saiba mais

Data: de 28 a 30 de novembro
Local: Costão do Santinho Resort
Participantes: empresários, especialistas e profissionais relacionados à eficiência energética e meio ambiente, financeiras e investidores, políticos, profissionais do setor elétrico e do segmento de novas fontes de energias e de construções sustentáveis
Informações para o público: 0800 643 1400
E-mail: info@ecopowerbrasil.com.br
Site: www.ecopowerbrasil.com.br

(Graziele Dal-bó, DC, 27/11/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *