Crime Ambiental
29/11/2007
Sacolas retornáveis
29/11/2007

Empresas cadastradas na Prefeitura entregam óleo

Hoje, a ação reúne 133 empresas em processo de licenciamento na Prefeitura para doar óleo vegetal, e outras 108 no caso do óleo mineral, utilizados diariamente. Três empreendimentos locais fazem a coleta. A iniciativa arrecada, em média, 30 mil litros de óleo que seriam jogados na rede pluvial e poderão ser utilizados na fabricação de biocombustíveis, ração animal e produtos de limpeza.

Óleos e graxas são substâncias orgânicas. Quando presentes na água do mar, rios, rede pluvial e esgoto, significa que houve despejo incorreto de efluentes, especialmente de óleo de cozinha através do ralo da pia. Estudos feitos por órgãos ambientais revelam que cada litro de óleo jogado fora implica na contaminação de um milhão de litros de água.

Segundo pesquisas do Centro de Estudos Integrados sobre o Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a decomposição do óleo de cozinha emite metano na atmosfera. O gás é um dos principais responsáveis pelo aumento do efeito estufa, que contribui para o aquecimento da terra. Se misturado ao álcool, o óleo saturado pode se transformar em biodiesel, reduzindo a emissão de dióxido de carbono em 78%, e a liberação de enxofre na atmosfera em 98%, além de ser biodegradável.

(A Notícia, 29/11/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. neusa disse:

    compramos qualquer quantidade de oleo usado de cosinha. nossa empresa tem matriz em portugal. qualquer informação no email acima divulgado.

    Att
    Neusa..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *