Festejos de fim de ano terão R$ 5 mi
20/11/2007
Eco Power Conference traz a Florianópolis discussões sobre energia renovável e sustentabilidade
21/11/2007

Eco Power pretende gerar políticas públicas que viabilizem a energia renovável no Brasil

A primeira edição da Eco Power Conference – Fórum Internacional de Energia Renovável e Sustentabilidade terá a participação especial de dois prêmios Nobel da Paz (2006 e 2007): o vice-presidente do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), Mohan Munasinghe e Muhammad Yunus, do Grameen Bank (2006). Yunus virá pela primeira vez ao Brasil e falará sobre o Karma Capitalismo, como a cooperação pode extinguir a miséria; Munasinghe abordará o aquecimento global. O evento acontecerá de 28 a 30 de novembro de 2007, no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis (SC), e reunirá 165 debatedores, entre palestrantes e mediadores.

“É um evento da mais alta relevância pois irá debater e apresentar alternativas para as atuais matrizes energéticas. O amanhã em nosso planeta depende de nossas atitudes hoje”, pontua Munasinghe. Serão tratados os mais variados temas: O etanol e biocombustíveis: como produzir sem comprometer o uso das terras para a produção de alimentos; Empresa verde x balanço azul: como incentivar padrões responsáveis de consumo; Novas tecnologias para o uso de carvão limpo que não afetam o meio ambiente; Fontes de financiamento para a energia renovável e matéria orgânica na geração de energia, entre outros.

O assessor científico da conferência é um dos maiores especialistas em energia renovável do País, o físico José Goldemberg, ex-reitor da USP – Universidade de São Paulo e professor do Instituto de Eletrotécnica e Energia. As experiências alemã e italiana com energia eólica e os créditos de carbono, respectivamente, serão demonstradas pelo presidente do Instituto Alemão de Energia Eólica, Jens-Peter Molly, e pelo diretor-geral do Ministério do Meio Ambiente, Território e Mar da Itália e presidente da Comissão Global de Biocombustíveis do G8, Corrado Clini. O objetivo é gerar políticas públicas que viabilizem a implantação de projetos de energia renovável no Brasil.

“No Brasil, ainda se discute muito pouco as energias renováveis, em detrimento da nuclear e das hidrelétricas, que sempre são assunto de polêmica. O problema da energia renovável no Brasil são os custos, pois já dominamos a tecnologia, mas as barreiras podem ser eliminadas com uma larga produção em escala”, avalia o diretor da Eco Power, Ricardo Bornhausen. O evento será sediado na capital catarinense, considerada uma das dez cidades mais dinâmicas do mundo pela revista Newsweek, por crescer de forma sustentável.

Estão confirmadas ainda as presenças de Ricardo Lagos, ex-presidente do Chile e enviado especial da ONU para Mudanças Climáticas e do Governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira. O evento tem o apoio oficial da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte – Funturismo – e da Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina), com patrocínio do Banco Real, da Bunge, da Sadia, da Eletrosul e da Tractebel Energia. Na noite de abertura haverá um show do grupo instrumental Uakti, que apresentará o espetáculo “Oiapok Xui” de ritmos brasileiros. Evento acontece de 28 a 30 de novembro de 2007, 28 de novembro de 2007 – às 19 horas, Desenvolvimento do Fórum: dias 29 e 30 de novembro de 2007 – das 9 às 19 horas, no Costão do Santinho Resort – Florianópolis (SC). Participantes: empresários, especialistas e profissionais relacionados à eficiência energética e meio-ambiente, financeiras e investidores, políticos, profissionais do setor elétrico e do segmento de novas fontes de energias e de construções sustentáveis. Informações para o público: (0800 643 1400) e-mail: info@ecopowerbrasil.com.br Site www.ecopowerbrasil.com.br.

(Fator Brasil, 21/11/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *