Eco Power pretende gerar políticas públicas que viabilizem a energia renovável no Brasil
21/11/2007
Concreteira volta a ser fechada
21/11/2007

Eco Power Conference traz a Florianópolis discussões sobre energia renovável e sustentabilidade

Florianópolis sediará a Eco Power Conference, um fórum internacional de energia renovável e sustentabilidade, entre os dias 28 e 30 de novembro, no Costão do Santinho. O evento contará com a presença de autoridades internacionais na área de energia e professores da UFSC envolvidos com pesquisas e estudos da área.

A conferência busca atrair empresários, políticos, investidores, entidades financeiras, ambientalistas, enfim, pessoas que atuam no segmento de energia e meio ambiente. Reunindo esse público, o evento tem o objetivo de debater formas renováveis de energia, sua inserção no sistema energético e interação com o meio ambiente. Além disso, enfatiza-se a importância de atualizar conhecimentos, trocar experiências, estimular pesquisas e ainda, oferecer subsídios para políticas públicas e setoriais relacionadas ao tema.

Entre os professores da UFSC convidados, está Júlio César Passos, da Engenharia Mecânica, que presidirá as discussões sobre as perspectivas para a geração eólica. O professor destaca a importância de estudar novos modelos energéticos, a eficácia da energia eólica e solar e ainda modelos acessíveis economicamente para atender a demanda energética do país.

Passos diz que um evento como esse, com participantes internacionais e referências nacionais em energia, precisa repercutir, induzir novas pesquisas e parcerias entre empresas e universidade. O professor esclarece que o tema abrange várias áreas de conhecimento, desde engenharias – Mecânica, Elétrica, Ambiental, até os estudos de Geociências e análises político-econômicas. Para Passos, a Eco Power é uma boa oportunidade de investir no estudo avançado e nas pesquisas sobre energias renováveis. Na UFSC, o Laboratório de Processo de Conversão e Tecnologias de Energia, um conjunto de laboratórios do Centro Tecnológico, é um dos exemplos de atividades de pesquisa relacionadas à energia. No complexo, são pesquisadas, por exemplo, as energias solar e eólica.

A programação do evento trará painéis com autoridades e empresas que abordarão os mais variados temas, dentre eles o etanol e biocombustíveis, energia solar, energia do lixo e resíduos e perspectivas da geração eólica. Márcio Zimmerman, do Ministério de Minas e Energia, falará sobre o Plano 2030 – Energia Brasil. Entre os convidados internacionais destacam-se Jens-Peter Molly, diretor do Instituto Alemão de Energia Eólica; François Falloux, vice-presidente da francesa Eco Carbone; o Prêmio Nobel da Paz em 2007, Mohan Munasinghe e o Prêmio Nobel da Paz 2006, Muhammad Yunus, criador do conceito de Microcrédito.

A programação completa está no site do evento: www.ecopowerbrasil.com.br/index.php

Eco Power na Universidade
A Eco Power Conference estará também no campus da UFSC no dia 3 de dezembro. Serão cinco palestras, com a presença de Jens-Peter Molly, François Falloux e ainda William Beckman, diretor do Laboratório de Energia Solar da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos; e os brasileiros Carlos Roberto Fernandes – Grupo Suez e Márcio Zimmerman – Ministério de Minas e Energia.
Na UFSC o evento é gratuito e as inscrições são feitas pelo site www.ecopowerbrasil.com.br/universidade

Outras informações pelo telefone 3234 2161.

(Fernanda Rebelo, Agecom, 20/11/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *