Em defesa dos vôos charter
19/11/2007
Aeroporto
20/11/2007

Cidade planeja Natal e Reveillon

Faltando pouco mais de um mês para o início da temporada de verão, o poder público e o setor turístico se preparam para receber os turistas. Na última semana, a Prefeitura iniciou a instalação da iluminação natalina, que percorrerá a avenida Beira-mar Norte, avenida da Saudade, Centro e alguns bairros. Na próxima semana, será divulgada oficialmente a programação para o Natal e Reveillon. Segundo o secretário-adjunto em exercício de Turismo, Tiago Silva, como no ano passado, está confirmada a realização da Parada de Natal, que deverá percorrer a região central da Capital.

Outro destaque será a montagem da já tradicional árvore de Natal da Beira-mar Norte. Também estão previstas a Caravana do Papai Noel, que deve percorrer diversas comunidades, eventos nos parques de Coqueiros e Córrego Grande, além da Padaria do Papai Noel, que neste ano será montada na Cidade da Criança, na Agronômica. “Estamos elaborando um calendário de eventos para o Natal, Reveillon e o Terno de Reis, no dia 6 de janeiro”, antecipa Silva. De acordo com ele, a maior expectativa é para a passagem do ano, uma das melhores datas para o setor turístico local. “No ano passado tivemos um grande Reveillon e não podemos deixar nada a desejar”, aponta. Para Silva, a previsão da Prefeitura é de que 1 milhão de turistas passem por Florianópolis nesta temporada de verão, que deverá ser mais curta em 2008, já que o Carnaval será no dia 5 de fevereiro.

O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis, Tarcísio Schmitt, também se mostra otimista, afirmando que esta temporada deve ser melhor do que a do ano passado, com um crescimento de, pelo menos, 5% na ocupação no mês de janeiro. “Fevereiro é uma incógnita, por causa do Carnaval ocorrendo mais cedo. Acreditamos que mais turistas, principalmente quem tem filhos na escola, virão em janeiro, pois as aulas devem começar logo depois do Carnaval”, explica.

Na última temporada, o setor apresentou uma ocupação média de 79,5% em janeiro e 67% em fevereiro. “Esperamos uma ocupação média acima de 80%”, diz Schmitt. De acordo com ele, este otimismo se ex-plica pelo fato de que to-dos os meses, com exceção de julho e outubro, apresentaram um desempenho melhor do que 2006.

Manutenção de estrutura inicia na Ilha

Além do setor turístico, a estrutura da cidade também começa a ser preparada para a chegada dos turistas. A Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap), por exemplo, já iniciou os mutirões de limpeza dos balneários. Ontem os trabalhos de roçagem, remoção de entulhos e limpeza de valas foram concentrados no Canto dos Araçás, na Lagoa da Conceição. Hoje e amanhã, a ação será estendida para a Costa da Lagoa.

Na entrada da Barra da Lagoa as vias de acesso já foram limpas e pintadas, assim como na praia da Joaquina. Também está em andamento a limpeza na praia da Daniela, no Norte da Ilha, e até o final do mês serão atendidos os balneários de Canasvieiras, Jurerê e Praia Brava. Nesta última, segundo o diretor de Operações, Milton Otávio da Silva, os canais foram limpos, faltando apenas a manutenção das vias. Para o início de dezembro estão previstas ações no Sul da Ilha, onde já foram atendidas avenidas do Campeche e a região dos Açores.

Otávio explica que a Comcap mudou um pouco a orientação dos mutirões de final de ano. “A manutenção passou a ser feita mensalmente, com um maior acompanhamento das áreas por balneário, evitando o acúmulo de trabalho nesta época do ano”. A Operação de Verão da Comcap será iniciada no dia 15 de dezembro, quando a coleta de lixo nos balneários passa a ser diária. Também a partir desta data, a equipe de manutenção, composta por 170 homens, passará a contar com o reforço de 190 contratados temporariamente, os chamados “praieiros”, que ficarão lotados para fazer a limpeza da orla.

(Natália Viana, A Notícia, 18/11/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *