Barulho da rua interfere em bares e restaurantes
06/11/2007
Meio ambiente
07/11/2007

Aeroporto terá licitação em dezembro

A eleição de Santa Catarina como o principal roteiro turístico do País, superando os estados do Rio de Janeiro e da Bahia motivou o grupo de Trabalho Permanente do Trade Turístico de Santa Catarina a pedir ao Fórum Parlamentar Catarinense (representantes no Congresso) o apoio dos deputados para a construção do novo terminal de passageiros no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis. Segundo a superintendência da Infraero, a licitação das obras no aeroporto estão previstas para após o dia 17 de dezembro deste ano.

O título de roteiro mais procurado do Brasil foi concedido este mês pela revista de turismo Viagem – uma das mais concei-tuadas neste segmento no País. Segundo a presidente da Associação FloripAmanhã e coordenadora do trade, Anita Pires, o aeroporto é a porta de entrada de turistas nacionais e estrangeiros em Santa Catarina.

Uma das justificativas é que todos os outros estados já têm estrutura aeroportuária compatível e Santa Catarina, que recebe o maior número de vôos fretados do País continua sem condições básicas. “Florianópolis é a porta de entrada para os turistas de outros estados e de outros países. Esta é uma reivindicação antiga, de mais de dez anos, que precisa ser atendida”, afirmou Anita, que disse ainda existir a preocupação de que com a chegada do verão aumente ainda mais o número de turistas após a divulgação do resultado da revista.

Uma carta foi entregue pessoalmente ao presidente do Fórum, o deputado federal João Matos (PMDB). Segundo ele, as reformas no aeroporto e na construção da Via Expressa Sul significam mudanças importantes para a cidade. “Definitivamente vamos colocar Florianópolis e Santa Catarina no espaço turístico do Brasil e da América do Sul.”

O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis (SHRBS), Tarcísio Schmidtt, afirmou que as mudanças no aeroporto são importantes para o desenvolvimento de Florianópolis. Ele criticou que antes de se pensar na cidade como uma das possíveis cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014, é preciso avaliar outras questões mais importantes. “Temos um aeroporto capenga, falta de vagas para estacionamento, um trânsito complicado, além de outros problemas”, alegou. Schmidtt criticou que a cidade nunca pensa em obras, mas quando ocorre imagina coisas impossíveis como a realização de uma Copa de Mundo. “Nossos passageiros sofrem para sair do aeroporto em dias de jogos no estádio por causa da falta de organização, que dá prioridade aos torcedores e não aos passageiros”, afirmou.

(André Luís Cia, A Notícia, 06/11/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *