Norte da Ilha
19/11/2007
Praia movimentada e comércio vazio
19/11/2007

Acesso ao Hercílio Luz está previsto no PPA

Santa Catarina pode ter a inclusão de projetos importantes no Plano Plurianual (PPA) 2008/11 e na Lei Orçamentária Anual (LOA), que dispõe sobre as receitas e despesas do governo federal para os próximos quatro anos. Para a região da Grande Florianópolis, a obra mais importante é a duplicação da avenida Diomício Freitas, acesso ao aeroporto Hercílio Luz, no Sul da Ilha. A informação é do relator do PPA, deputado federal Cláudio Vignatti (PT/SC). O relatório deverá ser apresentado na próxima segunda-feira e irá a plenário no Congresso Nacional até o final deste mês.

Vignatti explicou ontem que a inclusão destas obras já haviam sido destacadas no PPA. Agora foram aprovadas pela bancada catarinense no Congresso Nacional e podem ser incluídas no orçamento do próximo ano. “São questões importantes para o Estado e, como relator do PPA, pretendo atender às demandas da nossa população”, explicou.

Vignatti afirmou que a situação do aeroporto de Florianópolis é “vergonhosa” para uma cidade que almeja ser uma das sedes da Copa do Mundo de Futebol, em 2014. “É inadmissível que uma capital de Estado não tenha um aeroporto de porte internacional, apesar de ostentar este título no nome”, criticou. Segundo o parlamentar, o acesso ao aeroporto é tão importante quanto a construção do novo terminal de passageiros. “Não adianta construir um novo aeroporto se não temos acesso a ele”, justificou. Para o parlamentar petista, o Plano Plurianual é muito mais importante que a própria definição, pois define as obras que serão realizadas nos próximos quatro anos de governo.

Segundo o presidente do Departamento Estadual de Infra-estrutura (Deinfra) Romualdo de França, a aprovação da emenda que libera as obras no acesso ao aeroporto são essenciais para todo o Estado. “Um depende do outro, ou seja, o novo terminal de cargas precisa desse acesso e vice-versa. É uma obra fundamental para Florianópolis”, disse. Os custos do acesso no aeroporto estão estimados em R$ 150 milhões.

Projeto prevê mais conforto a usuários

A Empresa de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero) informou que a previsão de obras no aeroporto internacional Hercílio Luz inclui a construção do novo terminal de passageiros, novo pátio de manobras para aeronaves, estacionamento para veículos, pista de táxi para aeronaves paralela à pista principal e novo prédio para a seção contra incêndio. A licitação para o aeroporto está prevista para sair em dezembro deste ano.

Segundo o superintendente da Infraero, Valdeci Arcanjo Novaes, o novo terminal de passageiros será construído dentro do conceito moderno de aeroshopping, que disponibiliza aos passageiros e usuários diversas opções de serviços como bancários (agências e caixas eletrônicos), praça de alimentação e uma maior diversidade de lojas. A estimativa é que as obras gerem cerca de 4 mil empregos, sendo 1,1 mil diretos e 3, 3 mil indiretos. O valor do investimento é de R$ 295 milhões e a previsão é que elas terminem dentro de quatro anos.

(André Luís Cia, A Notícia, 17/11/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *