Metade da Beira-Mar Continental está pronta
09/10/2007
Ilha de miséria
09/10/2007

A reforma da ponte Hercílio Luz, iniciada em fevereiro de 2006, trouxe à tona discussões sobre o seu uso e também sobre a ocupação de seu entorno. Propostas não faltam. Uma das idéias é que a ponte, após a reabilitação, seja integrada novamente ao sistema viário da Capital, respondendo por parte do trânsito de travessia entre a Ilha e o Continente.

O governador Luiz Henrique da Silveira já defendeu publicamente o projeto da Hercílio Luz receber um metrô de superfície, que interligaria o continente até o campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na Trindade.

Há ainda aqueles que defendem, como os membros da Associação de Amigos do Parque da Luz, que estrutura da ponte Hercílio Luz seja aproveitada em um circuito de arte, cultura, lazer e turismo. Outra possibilidade é que, assim como já ocorreu no final da década de 80, a ponte seja reaberta apenas para pedestres, ciclistas e motociclistas.

Em meio a tantas idéias, o que se tem de concreto é a restauração da ponte, construída na década de 1920. O presidente do Departamento Estadual de Infra-estrutura (Deinfra), Romualdo França, afirma que no momento já foram concluídos cerca de 75% dos trabalhos da primeira etapa de reforma. Já foram finalizadas, por exemplo, as obras na cabeceira insular, como a reforma da estrutura metálica, recuperação das peças (jateamento e pintura) e substituição dos rebites.

Segundo França, os esforços agora estão concentrados no viaduto continental, com a recuperação de vigas e tecidos metálicos, substituição dos rebites e tratamentos das peças.
A previsão é de que a primeira fase das obras esteja pronta até janeiro, o que garantirá a estabilidade da estrutura para o início da segunda etapa, a troca do sistema de fundação do vão pênsil. Nesta fase, deverá ser feita a troca dos cabos de suspensão da ponte e o reforço dos blocos de ancoragem.

O presidente do Deinfra explica que todas as fases da obra têm seus graus de complexidade, mas a troca do sistema de suspensão é tida como a etapa mais delicada do projeto, pois precisa ser feita sem desestabilizar as articulações da ponte. A previsão é de que a obra seja finalizada em 2010.

Plano Diretor pode decidir sobre espaço

Paralelo aos trabalhos de reforma, o Deinfra está realizando um estudo para o futuro da ponte. Segundo Romualdo França, uma proposta analisada é a reintegração da Hercílio Luz ao sistema viário da Capital. Desta forma, a estrutura repartiria o fluxo com as pontes Colombo Salles e Pedro Ivo, que hoje já apresentam sinais de estarem próximas do limite. Segundo o presidente do Deinfra, após a conclusão da obra, a ponte Hercílio Luz poderia responder por até 17% do volume de trânsito entre a Ilha e o Continente.

Há quem defenda esta proposta com o argumento de “pagar” o custo total da reforma. No início das discussões da restauração da Hercílio Luz, um dos argumentos foi de que a reforma representaria um investimento menor do que a construção de nova ponte, sendo que a obra teria que ser realizada de qualquer modo, pois não se podia correr o risco de ver a estrutura quase centenária ruir.

Outra proposta que está em fase de estudo é deixar a ponte Hercílio Luz aberta apenas para o trânsito de pedestres, ciclistas e motociclistas. Esta possibilidade vai de encontro aos projetos da Associação Amigos do Parque da Luz, que defendem que a área do parque engloba todo o conjunto formado pela ponte, cabeceiras e entorno. Neste sentido, a entidade tem uma série de idéias para a região, que vai desde a instalação museus, trilhas culturais, criação de núcleo de educação ambiental, Centro de Turistas e até o aproveitamento da estrutura da ponte para turismo de aventura.

Segundo o presidente do Deinfra, decisão poderia ocorrer nas discussões do Plano Diretor Participativo.

Arquiteto sugere reaproximação com o mar

O entorno da Ponte Hercílio Luz é uma região com grande potencial turístico e de negócios, no entanto, permanece sendo pouco utilizada pela população da Capital. Esta observação foi o ponto de partida para o ex-prefeito de Curitiba e arquiteto, Jaime Lerner, projetar uma série de intervenções para a área. Na visão de Lerner, embora esteja em uma Ilha, Florianópolis é uma cidade que perdeu o convívio com o mar. A construção do aterro da baía Sul afastou o mar do centro, sendo que todo o crescimento do município nesta área não levou em conta esta proximidade.

O projeto parte do princípio de levar a cidade ao mar. Isso ocorreria, por exemplo, na cabeceira continental da ponte Hercílio Luz, com a construção de deck, pier e espaços de convivência. A proposta preserva a estrutura já existente, como a sede da Pioneira da Costa e a Capitania dos Portos. Toda a área seria circulada por decks e atracadouros, sendo que o terreno ao lado, hoje sem utilização, poderia sediar um complexo gastronômico e até um hotel.

A região seria valorizada com a conclusão da avenida Beira-mar Continental e poderia se tornar uma área de convívio, lazer e entretenimento. Do mesmo modo, Lerner propõe reaproveitar a encosta da cabeceira da ponte, com a construção do que ele chama de “curvas”. Na prática, seriam grandes degraus que poderiam receber bares, restaurantes e lojas, com a vista privilegiada das baias e da Ilha de Santa Catarina.

Na parte insular, Lerner sugere medidas semelhantes. Toda área junto ao Museu Lara Ribas da Polícia Militar seria reurbanizada, também com a construção de piers e deck. Já a encosta da cabeceira insular também seria revitalizada com a criação de uma Rua 24 Horas, como a que existe em Curitiba, na continuação da rua Almirante Lamego. A idéia é ter grandes terraços que também seriam ocupados por bares, restaurantes, lojas e espaços de convívio.

O secretário municipal de Habitação e Saneamento Ambiental, Átila Rocha dos Santos, afirma que, embora a Prefeitura entenda a importância do projeto, o município não tem recursos para bancar uma intervenção desta natureza. Para ele, as obras poderiam ser feitas pela iniciativa privada, coordenadas e ordenadas pelo poder público. Santos cita como exemplo o Pier 17, de Nova York, que tem características semelhantes a cabeceira continental.

A dificuldade, segundo o secretário, é que hoje não existe segurança jurídica para iniciar um projeto como este. “É necessário que o Plano Diretor destine aquela área para este tipo de proposta e que haja segurança jurídica, no que diz respeito a alteração de zoneamento, licenciamento ambiental e disponibilidade da área para parceria público-privada”.

Metrô para integrar os municípios da região

Além da reforma, o governo do Estado tem outros planos para a ponte Hercílio Luz. A estrutura poderá servir de base para um instrumento facilitador do transporte de passageiros, um metrô de superfície, ou VLT – Veículo Leve sobre Trilhos. A proposta, que vai foi defendida pelo governador Luiz Henrique da Silveira, agora encontra-se no Deinfra para a elaboração de um estudo de viabilidade.

Inicialmente, o projeto foi encampado pela SC Parcerias, que fez os contatos com as empresas interessadas em financiar a obra e as prefeituras da região. O presidente da SC Parceria, Alaor Tissot, diz que foi encaminhado às prefeituras de Florianópolis, São José, Biguaçu e Palhoça um pedido para que os municípios indicassem traçados que considerassem ideal para o projeto.

A idéia é que, na primeira etapa, o VLT parta do Continente e chegasse até o campus da UFSC. Segundo Tissot, a Prefeitura da Capital encaminhou o projeto de um traçado que passa pela futura avenida Beira-mar Continental, faça a travessia pela ponte Hercílio Luz e segue até o Terminal de Integração do Centro (Ticen). Deste ponto, a linha seguiria pela avenida Paulo Fontes, avenida Beira-mar Norte até a universidade. No futuro, com a duplicação da rua Deputado Antônio Edu Vieira, no Pantanal, o metrô poderia dar a volta ao morro, chegando no Centro novamente. Existe ainda a chance de uma linha seguir até o aeroporto.

A proposta gera controvérsias, pois a ponte Hercílio Luz é tombada como patrimônio histórico. Isso significa que qualquer alteração que interfira ou descaracterize a estrutura precise ser aprovada pelos órgãos de proteção patrimonial.

(Natália Viana, A Notícia, 09/10/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *