Urbanismo
28/09/2007
Futurecom discute consolidação da convergência digital
01/10/2007

A comunidade da servidão Angra dos Reis, no bairro Ingleses, Norte de Florianópolis, tem um vasto quintal: as dunas dos Ingleses. Ali, todos os domingos, 26 famílias se reúnem para o plantio de uma média de 200 mudas nativas, como Jambolão, Congonha, Aroeira e batata da praia (vegetação rasteira), entre outras.

O resultado do que muita gente encara como terapia impede que as dunas se desloquem e invadam tanto as casas como a rua principal do bairro, a Dom João Becker.

A atividade é realizada pela comunidade há sete anos, com apoio da Universidade Federal de Santa Catarina, da Fundação Estadual do Meio Ambiente e da Fundação Municipal do Meio Ambiente.

Para a presidente da Associação dos Moradores Angra dos Reis (ACARI), Flavia S. Accord, o reflorestamento é ‘um trabalho de formiguinha que exigiu muito esforço da comunidade’.

Além do plantio de plantas nativas, a utilização de muros de contenção foi necessária. Para isso, eles também encontraram uma saída ecologicamente correta: muros de garrafas plásticas. ‘São mais de 10 mil’, ressalta Flávia.

Desde o ano passado, eles utilizam um catavento, que produz energia eólica, para irrigar as mudas recém plantadas. ‘Pagamos R$ 5 mil, arrecados aqui.’

Em busca da legalidade

A comunidade que cuida do meio ambiente também luta pela legalização de suas moradias. Segundo a Associação de Moradores, foi alterado o zoneamento de uma faixa, onde hoje fica a rua principal do bairro.

Atrás dela, no entorno das dunas, o zoneamento ainda é Área de Preservação Permanente. ‘A alteração de zoneamento tramita na Câmara de Vereadores’, relata Gecilda.

(Notícias do Dia, 30/09/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

6 Comentários

  1. Bianca C. F. disse:

    Achei interessantíssimo a história da Aroeira e estou pesquisando sobre ela. Vocês tem certeza que ela é uma planta nativa de Florianópolis?

  2. Janine, da equipe do site disse:

    De acordo com o Sr. Afonso Inácio Orth, professor de Fitotecnia da UFSC, a planta Aroeira é natural da restinga brasileira e está presente em maior parte da planície litorânea nacional, sem ser exclusivamente de Santa Catarina. Portanto, não é provável que seja esta uma planta nativa de Florianópolis.

    O Profº Afonso foi orientador de uma pesquisa científica feita pelo biólogo Maurício Lenzi sobre a planta Aroeira.

    O trabalho está disponível no link:
    http://www.scielo.br/pdf/rbf/v26n2/21805.pdf

    Para obter mais informações sobre, favor entrar em contato com o Sr. Afonso e solicitar encaminhamento ao biólogo Maurício, autor da pesquisa.

    UFSC – Dep. Fitotecnia
    Sr. Afonso Inácio Orth, doutor em Biologia e professor
    Telefone: (48) 3721-5421

  3. Jose Derny disse:

    Gostaria de saber onde consigo uma lista com as espécies nativas de Floripa.

    Jose

  4. Prezado José Nascimento,
    Maiores informações podem ser adquiridas no site da Floram http://www.pmf.sc.gov.br/portal/meioambiente/ . No link Contato.
    Venha juntar-se a nós e faça a diferença.
    Muito obrigado por sua participação!
    Atenciosamente,
    equipe do site http://www.floripamanha.org.
    Quando você faz bem pra Floripa, faz bem pra você!
    Antes de imprimir, pense em seu compromisso com o Meio Ambiente.

  5. Sou morador da Rua Floresta, que esta próxima à servidão Angra dos Reis, no bairro Ingleses, Norte de Florianópolis, e consequentemente na mesma área de preservação permanente, onde situa-se esta servidão. Eu e mais 1000 residentes, nesta área gostaríamos de promover o mesmo trabalho feito pela associação ACARI, como devemos proceder?
    Obrigado.

  6. Olá!
    Parabens à comunidade pelos resultados da sua luta e trabalho coletivo.
    Sou pesquisador da UFSC e gostaria de conversar com um/a representante da comunidade. O motivo é propor apresentar este projeto ao prêmio FAD de Barcelona. Ver link.
    http://fad.cat/citytocity/6/#/
    O prêmio não tem gratificação econômica, mas tem muita visibilidade internacional, e poderia ajudar a defender as demandas da comunidade na prefeitura e sociedade em geral.
    Queremos visitar esta semana: j.sanchezcuenca@gmail.com
    Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *