Ofensiva contra excesso de ruído
09/10/2007
Reabilitação de ponte incentiva projetos
09/10/2007

Metade da Beira-Mar Continental está pronta

Metade das obras da Beira-Mar Continental está pronta. De acordo com o engenheiro fiscal da obra, Maurício Santos Largura, estão sendo concluídos 1.600 metros de dique de pedras que vão proteger a estrada da fúria do mar, e o aterro hidráulico.

Ao mesmo tempo em que funcionários da empreiteira Sul Catarinense concluem os diques de pedra, outra equipe trabalha na aplicação da manta de geotextil, que consiste em três camadas de areia. A camada de areia vai impedir a subida do lodo. Após este estágio é colocada brita graduada, realizada terraplenagem (feita pela empreiteira Ster Engenharia Ltda), adensamento de aterro e drenagem pluvial.

Ainda estão incluídos no projeto área de aterro hidráulico, ciclovia e passeios, estacionamento para cerca de 300 veículos, sinalização e outros serviços complementares. Maurício informou que os trabalhos estão de acordo com o cronograma da obra e a Beira-Mar Continental vai ser inaugurada no segundo semestre do ano que vem.

Para o prefeito de Florianópolis Dário Berger a Avenida Beira-Mar Continental vai resgatar a auto-estima da população do Estreito, reativar o comércio local e desafogar o fluxo de veículos no bairro. Após a conclusão da obra o trânsito vai sofrer algumas alterações, para quem está no Continente e quer chegar à ilha. Neste sentido, as ruas Fúlvio Aducci e Coronel Pedro Demoro escoaram o trânsito em direção a Ponte Pedro Ivo Campos.

A obra

A ordem de serviço para o início das obras da avenida Beira-Mar Continental foi assinada para o consórcio Sul Catarinense e Ster Engenharia Ltda no dia 23 de março de 2006, dentro das comemorações do aniversário de 280 anos do município. O projeto inclui o aterro de 180 mil metros quadrados onde serão construídos dois trechos, totalizando 1.600 metros de extensão. O primeiro trecho vai ligar a Ponte Colombo Machado Salles à rua Machado de Assis e terá duas pistas com 960 metros de extensão, 11.40 metros de largura e seis faixas nos dois sentidos. O segundo trecho, que vai da rua Machado de Assis a Castro Alves, será de 1.340 metros de extensão, por 11.40m de largura, com uma pista e três faixas, num sentido único: ponte-balneário.

As melhorias implicam também na construção de 1 quilômetro de acesso vias perpendiculares na região. Outra projeção prevista é uma ciclovia de dois quilômetros de extensão e com largura de 2,8 metros. Além disso, haverá cerca de 10.200 metros quadrados de estacionamento público em diversos pontos do Estreito, proporcionando vagas para 500 veículos.

O custo da obra é de R$ 43 milhões 157 mil com recursos garantidos através de financiamento internacional via Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata – Fonplata, que vai emprestar 80% do montante, enquanto que os outros 20% representam contrapartida da Prefeitura Municipal de Florianópolis. O empreendimento será finalizado em 36 meses.

(Mauro Vaz, PMF, 09/10/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *