Covardia com animais
26/10/2007
Agenda da Ong: 29 de outubro a 04 de novembro
29/10/2007

Escola Luiz Cândido da Luz se une à comunidade para construir coletores solares

A Escola Básica Municipal Luiz Cândido da Luz está construindo coletores solares para atender a escola e a comunidade da Vargem do Bom Jesus, onde o estabelecimento está localizado, no Norte da Ilha de Santa Catarina. O primeiro equipamento já está em fase de finalização e vai proporcionar uma economia de energia elétrica em torno de 30%. Conforme o Diretor da unidade de ensino, Rogério Gonçalves de Castro, o coletor deverá estar concluído neste mês de novembro. O destino deste equipamento será a casa de Lourenço Ramos, um catador de material reciclável da região. “Com a ajuda de todos iremos fazer também o coletor da escola e de muitos moradores da Vargem do Bom Jesus”, coloca Rogério de Castro. O programa foi desencadeado em agosto e conta com o apoio da Associação de Pais e Professores, projetos Escola Aberta e Tempo Integral, além das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).

O coletor solar é feito com a utilização de garrafas plásticas transparentes de refrigerantes, caixa de leite e cano PVC. O sistema visa captar a energia do sol e mantê-la em uma boa temperatura para ser usada nos chuveiros e nas torneiras. Ele pode ser adaptado a qualquer caixa d’água de um imóvel com laje sem que seja necessária reforma nas instalações hidráulicas já existentes. As garrafas PET produzem um “efeito estufa” ao longo do cano, não deixando o calor sair. Em dias com muito sol no verão, a água demora em média uma hora para aquecer. Com pouco sol na mesma estação, este tempo aumenta para duas horas e meia. O tempo necessário para o aquecimento é maior na primavera por causa das chuvas, girando em torno de quatro horas.

A Associação de Pais e Professores da Escola Luiz Cândido da Luz é a responsável por arrecadar o material reciclável e a montagem é feita como atividades dos programas Tempo Integral e Escola Aberta. No Tempo Integral, quando os alunos permanecem dois períodos na unidade de ensino, crianças e jovens aproveitam a oficina de Educação Ambiental para se concentrar na terça, quarta e quinta-feira na montagem do coletor solar, com a Coordenação da Professora de Ciências Salete dos Santos. A mesma coisa acontece com os participantes do Escola Aberta, quando alunos e membros da comunidade vão para a escola no sábado à tarde trabalhar no projeto. Todos se empenham na linha de montagem, que entre os afazeres, contempla a lavação, pintura e cortes de garrafas e caixas de leite. Os materiais, como o cano PVC, cola e tintas são doados pela Celesc.

Na rede municipal de ensino, a Creche Chico Mendes, no Monte Cristo, também está empenhada em construir coletores solares para a unidade escolar e para a comunidade. Outra iniciativa do gênero é desenvolvida no Morro do Mocotó, na região central de Florianópolis, onde o sistema está sendo instalados em 38 casas populares. Neste último caso, o projeto é coordenado pela Secretaria de Habitação e Saneamento Ambiental e tem o apoio do Habitar Brasil- BID e da Caixa Econômica Federal.

(Ricardo Medeiros, PMF, 26/10/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *