Fatma promoverá estudos para ampliar Parque do Rio Vermelho
05/10/2007
Tecnologia futura
05/10/2007

Um grupo de 160 arquitetos começa, a partir de hoje, a elaborar propostas para redesenhar a orla da Capital. No segundo módulo da Oficina de Desenho Urbano, os trabalhos serão realizados em atelier no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), até domingo. As melhores propostas deverão ser encaminhadas para a Prefeitura para integrarem o Plano Diretor Participativo.

No primeiro módulo, os participantes trocaram informações com dez palestrantes e participaram de uma saída de escuna para, com a visão a partir do mar, identificar os principais empecilhos para o acesso à beira d’ água. Outro grupo seguiu a pé por encostas de morro e pela Ponta do Coral. Um levantamento apontou que cerca de 28% da orla não permite acesso de pessoas.

Segundo a presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/SC), Cristina Piazza, a primeira etapa serviu para dar subsídios aos arquitetos para iniciar o planejamento. O segundo módulo começa hoje com palestra com da arquiteta Betina Adams, sobre a relação da cidade com o mar, sob o ponto de vista histórico. Os participantes serão divididos em oito segmentos para iniciar os projetos.

As propostas devem levar em conta o Plano de Gerenciamento Costeiro e o diagnóstico prévio da área. “Os grupos vão partir do que existe, dos projetos propostos nos primeiro segmento e das informações trazidas pelos representantes das comunidades”, diz Cristina. Cada segmento é coordenado por um representante da IAB/SC, da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea), do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), do departamento de Arquitetura da UFSC e da comunidade.

Os projetos para a orla serão apresentados no domingo, sendo que a comissão técnica terá até o dia 15 para unificar as propostas e montar uma indicativa que será encaminhada para o Núcleo Gestor do Plano Diretor. A idéia é redesenhar a orla, desde o manguezal do Itacorubi até o túnel Antonieta de Barros, a orla de Coqueiros e as praças 15, da Alfândega e Fernando Machado.

Segmentos

Insular
1 • Via Expressa Sul
2 • José Mendes
3 • Aterro da Baía Sul
4 • Cabeceiras das Pontes (continental e insular)
5 • Beira Mar Norte (Forte São José até Ponta do Coral)
6 • Ponta do Coral até Trevo do Córrego Grande

Continental
7 • Saco da Lama até o Limite do Município
8 • Cabeceiras das Pontes até a Ponta do Leal

(Natália Viana, A Notícia, 05/10/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *