Florianópolis estimula o uso de novas fontes de energia
19/09/2007
Turismo sem infra-estrutura?
19/09/2007

Com o tema “Floripa de frente pro mar – Resgate da Orla” será iniciada hoje e se estende até outubro, a 2ª Oficina de Desenho Urbano em Florianópolis. As aulas são voltadas para profissionais, estudantes de arquitetura e urbanismo e interessados no tema.

O objetivo do trabalho é ajudar na elaboração do Plano Diretor através de projetos arquitetônicos de revitalização da orla marítima. O evento será de 19 a 23 de setembro, no auditório da Fecomércio, e de 5 a 7 de outubro, no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC.

A oficina será gratuita e dividida em dois módulos. O trecho que será estudado neste ano localiza-se entre o trevo da Seta, na Caeira, e o Shopping Iguatemi, na avenida Beira-mar Norte, e atinge também a orla de Coqueiros. O primeiro módulo será composto por um seminário com palestras. O segundo por trabalhos em atelier.

A coordenação é do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/SC), Associação FloripAmanhã, Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (ASbea/SC), Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC e Unisul. A primeira edição foi realizada em 1994 e o resultou no livro “Oficina da Lei Urbana.”

Uma prévia da oficina deste ano aconteceu em março, durante as comemorações de aniversário de Florianópolis, na tenda Viva Bem Floripa, montada no Largo da Alfândega pela Organização Não-governamental (Ong) FloripAmanhã.

Segundo a presidente da ONG, Anita Pires, o trabalho visa sensibilizar o poder público e a sociedade para a necessidade de normatizar o uso e a ocupação da orla promovendo sua integração com as demais áreas públicas, como praças, largos e ciclovias.

“Temos um espaço maravilhoso na cidade, mas que não é bem aproveitado. Faltam iniciativas neste sentido. A orla de Aracaju é uma das mais bonitas do País, pois o governo de lá soube ocupá-la adequadamente”, comparou Anita. Alguns dos arquitetos da primeira edição também estão envolvidos com a oficina deste ano.

Programação

Inscrições
• De 10 a 18 de setembro: para o módulo 1
• De 19 a 22 de setembro: para o módulo 2
Módulo 1
SEMINÁRIO (160 vagas)
Data: 19 a 22 de setembro
Local: Auditório da Fecomércio
19/9 – Quarta-feira
18h30 • Abertura
20/9 – Quinta-Feira
18h • Bloco 1 – Legislação
20h40 • Bloco 2 – Acessibilidade
21/9 – Sexta-feira
18h • Bloco 3 – Projetos para a Cidade
22/9 – Sábado
13h • Mesa Redonda: Tratamento de Orla com apresentação de cases de Aracaju, Rio de Janeiro e Itajaí
14h30 • Bloco 4 – Paisagem
16h30 • Bloco 5 – Projetos
23/9 – Domingo
Visão do forasteiro – Passeio de escuna – 70 vagas
Passeio a pé – 90 vagas
Módulo 2
ATELIÊ (160 vagas)
Data: 5 a 7 de outubro de 2007
Local: UFSC
Insular
1º Segmento • Via Expressa Sul
2º Segmento • José Mendes
3º Segmento • Aterro baía Sul
4º Segmento • Cabeceiras das pontes (continental e insular)
5º Segmento • Beira-mar Norte (Forte Santana-Ponta do Coral)
6º Segmento • Ponta do Coral até trevo do Córrego Grande
Continental
7º Segmento • Saco da Lama até o limite do município
8º Segmento • Cabeceiras das pontes até a Ponta do Leal

Projetos vão ser revertidos em obras futuras na Capital

Anita Pires diz que a meta é que os projetos estudados e discutidos sejam revertidos em obras futuras para a cidade e que tanto os moradores quanto turistas possam contemplar as mudanças daqui há alguns anos. “Infelizmente, a nossa orla que é uma das mais belas do País oferece uma estrutura pobre para o visitante. O nosso objetivo é modificar essa situação.”

Segundo a arquiteta do IAB/SC, Cristiana Piazza, o conhecimento dos arquitetos através dos estudos naquela região serão importantes durante a implantação do Plano Diretor Participativo do município. “Florianópolis poderá ter através desse trabalho condições que possibilitem, incentivem e qualifiquem o uso e a ocupação da orla da porção central da cidade, da Ilha e do Continente, como um espaço público dotado de ampla acessibilidade”, explicou.

As inscrições para as oficinas serão gratuitas e limitadas ao número de vagas de cada módulo ou atividade, sempre respeitando a ordem de inscrição. Elas podem ser feitas pelo site: www.iab-sc.com.br ou na sede do IAB – rua Dom Jaime Câmara, 248 – Centro. Informações pelo telefone (48) 3224 4428.

(A Notícia, 19/09/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Caro jornalista, sigua o exemplo do paolo Alce pubpique e use a TV pa denunciar ,naão podemos ficar a mercê dos poderosos , vamos fazer uma corrente Nacional para melhorar o nosso Pais
    Funcionários a alguns administradores sérios. Grato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *