Dar nova vida à sociedade civil
17/09/2007
Floram convida a população para decidir o futuro da Lagoa do Peri
18/09/2007

Museu do Lixo em Florianópolis comemora 4 anos de atividades

O Museu do Lixo da Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) completa quatro anos de implantação no próximo dia 25 de setembro.

O museu é visitado anualmente por cerca de 3,6 mil pessoas, na maioria estudantes da rede pública de Florianópolis. A programação faz parte das atividades de educação ambiental da Comcap, empresa de economia mista, controlada pela Prefeitura Municipal de Florianópolis.

O Museu do Lixo nasceu de um sonho de mais de 10 anos de um grupo de empregados da Comcap. Com a implantação do CTReS na área do antigo lixão e a desativação da esteira de triagem, em 2000, materiais considerados curiosos pelos garis passaram a ser depositados no local. Em 2003, o então gerente da Divisão de Destino Final, Gilberto de Souza, destacou o empregado Valdinei Marques para começar a montar e organizar o acervo.

Ainda que com recursos e materiais precários, Marques coordenou a criação do Museu do Lixo e sempre agregou ao mesmo a função de espaço para educação ambiental. Desde o início, no local eram confeccionados brinquedos com materiais reciclados para serem apresentados às crianças visitantes.

(Portal da Ilha, 17/09/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

7 Comentários

  1. Daniela Lopes disse:

    Gostaría de saber o endereço correto do Museu do Lixo e também saber qual a forma de agendar uma visita com alunos da rede estadual. Grata. Boas festas…

  2. Ana Cristina Costa Lima disse:

    onde fica o museu do lixo? Deverai ser divulgado amplamente.

  3. Ricardo Weingartner Besser disse:

    Eu visitei o museu do lixo com o colégio Cônsul de Brusque e gostei muito.Recomendo!

  4. Aline disse:

    Olá
    Sou diretora de uma escola e gostaria de saber o endereço, e_mail e fone do museu do lixo em Fpolis para agendar uma visita com meus alunos.
    Obrigado!

    Aline

  5. Janine, da equipe do site disse:

    o Museu do Lixo está localizado no Centro de Transferência de Resíduos Sólidos (CTReS) da Comcap, na Rodovia Admar Gonzaga, km1, número 72, no bairro Itacorubi.

    Link para agendar visitas: http://www.comcap.org.br/index.php?link=agenda

  6. Neuza Botelho disse:

    Achei a iniciativa educativa e interessante.Parabéns!

  7. leonardo disse:

    Visitei a Comcap , e lá, o Museu do lixo! É muito legal! O moço que trabalha lá , está fazendo um tapete com tampinhas de garrafa pet, agora. Tá ficando lindo! Visitem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *