Moradores do Campeche discutem sistema viário
17/09/2007
Para o Sapiens
17/09/2007

A Lagoa da Conceição está na rota do Dia Mundial de Limpeza dos Oceanos, agendado para amanhã em mais de cem países. Um grupo de mergulhadores se dispôs a liderar o projeto em Florianópolis e vai ajudar outros interessados a espalhar a conscientização ambiental voltada à preservação das águas. “O mergulho interage com a área ambiental. Dependemos da preservação desse ecossistema”, disse Mateus Macedo, idealizador do projeto na Capital.

As atividades começam às 9 horas, na Praia Mole. Pode participar do evento mergulhadores experientes ou quem nunca praticou o esporte. A organização prevê o “batismo de mergulho”. É uma modalidade voltada para iniciantes que conta com a presença de um instrutor.

Para participar, os interessados devem se inscrever na hora, ou então pelo telefone 3239-7535. Os preços variam de acordo com a atividade de cada participante. Além da Lagoa da Conceição, o Dia Mundial de Limpeza dos Oceanos prevê atividades na areia da praia Mole.

Os organizadores esperam a participação de cerca de 100 pessoas. O esforço dos voluntários pode resultar na coleta de 100 a 200 quilos de lixo, na maioria, latas, garrafas, pneus e sacos plásticos. A agenda do evento ainda prevê a realização de três palestras. Uma sobre meio ambiente, outra sobre segurança no mergulho e outra sobre o projeto Tamar, conhecido mundialmente pela defesa das tartarugas marinhas. “Nosso objetivo é chamar atenção das causas ambientais. Quanto mais atenção tivermos, melhor”, falou Mateus.

Praias, manguezais e rios também serão limpos

A Associação de Amigos do Manguezal da Cachoeira do Bom Jesus e Ponta das Canas (Amangue) realiza amanhã, a partir das 10 horas, um mutirão de limpeza do manguezal que fica entre as duas praias do Norte da Ilha. A entidade promove a limpeza de duas a três vezes por ano.

A última foi em abril, quando os participantes chegaram a retirar uma bicicleta do meio do mangue. “Tivemos até que chamar a Comcap (Companhia Melhoramentos da Capital). Tinha de tudo”, recorda Maria Isabel Prates Carpeggiani, presidente da organização. O total de lixo recolhido, no entanto, não foi pesado.

Em Antônio Carlos as atividades estão marcadas para hoje. Os voluntários estarão concentrados na limpeza do rio Rachadel, no interior do município. Os participantes arregaçam as mangas logo cedo, a partir das 8h30, para recolher o lixo da região da comunidade de Guiomar. Antônio Carlos tem um motivo especial para se dedicar ao dia. Todos os rios que cortam o município nascem dentro do perímetro do município, conhecido pela produção de hortifrutigranjeiros. Isso significa que a cidade é a única responsável pela situação dos próprios rios. A Prefeitura espera a participação de mais de 30 pessoas.

(A Notícia, 15/09/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *