Lobo-marinho e pingüins são soltos no mar
13/09/2007
Moradores pedem obras no Monte Verde
13/09/2007

Mangue deve abrigar jardim botânico

Florianópolis pode ser a primeira cidade do mundo a ter um jardim botânico incorporado a uma área de mangue. O assunto foi discutido pela comissão que encaminhará os estudos na Capital. Até o dia 10 de outubro, este grupo deverá finalizar os detalhes do projeto, como custos e etapas.

De acordo com a doutora em gestão ambiental e coordenadora de projetos da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica de Santa Catarina (Fapesc), Adriana Dias, todo projeto de implantação de um jardim botânico tem de estar amparado por um tripé: educação, conservação e pesquisa. Uma das propostas para Florianópolis é o de implantá-lo numa área de 22 hectares, na região onde está localizado o manguezal do Itacorubi. Inicialmente, a Fapesc investirá R$ 20 mil para no projeto.

Em 5 de junho deste ano (Dia do Meio Ambiente), ficou definido que a UFSC, a Epagri e a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) seriam parceiras no projeto.

No momento, todo o Estado está sendo mapeado para verificar a diversidade biológica existente nas regiões. Entre as metas do jardim botânico estão a pesquisa com plantas, principalmente as espécies ameaçadas em Santa Catarina.

Um jardim botânico é definido como área protegida por coleções de plantas vivas cientificamente reconhecidas, organizadas, documentadas e identificadas. O objetivo é servir como fonte de estudos e pesquisa.

(DC, 13/09/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *