Prefeitura constrói 40 apartamentos à população de baixa renda
13/09/2007
Mangue deve abrigar jardim botânico
13/09/2007

Lobo-marinho e pingüins são soltos no mar

A Polícia Militar Ambiental soltou ontem, no mar da Barra da Lagoa, no Leste da Ilha de Santa Catarina, três pingüins e um lobo-marinho que estavam em tratamento no Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres (Cetras) da corporação.

Os animais deverão seguir para a Patagônia, onde vivem. De acordo com o capitão Antônio de Mello Júnior, entre maio e setembro é comum o aparecimento destes animais nas praias de Santa Catarina, trazidos por correntes marítimas. Mas, ao contrário de anos anteriores, em 2007 a maioria já chegou morta. Somente estes puderam ser recuperados para retornar ao Pólo Sul.

– Não sabemos a causa, mas acho que pode ser devido ao aquecimento global. Eles estão sentindo o aumento da temperatura da água – disse Mello, que também atribui as mortes à sujeira de óleo no mar.

Os pingüins chegaram às praias de Florianópolis sujos de óleo, machucados e debilitados devido a uma doença na garganta. Já o lobo-marinho foi recolhido na Lagoa da Conceição, de onde não conseguia voltar para alto-mar. Depois de um mês de tratamento, eles ficaram aptos para serem desenvolvidos ao mar.

Os policias esperam que eles consigam retornar à Patagônia. Há casos em que eles retornam ou vão parar em outras praias do Brasil. O capitão destacou que, quando chegam vivos à praia, muitos pingüins estão apenas cansados ou perdidos. O ideal é que as pessoas comuniquem a Polícia Ambiental, não se aproximem muito e não os alimentem.

– Se ele estiver ferido, pode colocar em uma caixa de papelão e levar para a Polícia Ambiental. Não é para colocar no gelo – explicou.

Poucas horas depois de a Polícia Ambiental ter libertado os pingüins e o lobo-marinho em alto-mar, na Lagoa da Conceição, também no Leste da Ilha, uma foca divertiu quem passava pelo trapiche de acesso aos barcos que levam até a localidade da Costa da Lagoa.

Dócil, o animal não se cansou de fazer malabarismos dentro da água na tentativa de buscar os peixes que as crianças e outros curiosos ofereciam.

(Estephani Zavarise, DC, 13/09/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *