Dinheiro sai depois de ponte pronta
05/09/2007
II Jornada Universitária “o Plano Diretor e a UFSC”
06/09/2007

Anita Pires, presidente da jovem mas respeitada ONG FloripAmanhã, conversa com a POOL Consultoria e Negócios sobre o papel das pequenas e médias empresas na sustentabilidade da cidade. A ONG tem sua estratégia pautada em ações práticas, visando à melhoria das condições de vida de toda a poppulação.

Sustentabilidade: “Temos um longo caminho a percorrer”

POOL: A ONG se preocupa em discutir o diferencial competitivo que uma empresa agrega ao manter compromissos com o meio ambiente e o desenvolvimento da cidade?
ANITA PIRES: Com certeza, tanto que a missão da ONG é a conscientização e a sensibilização dos cidadãos e das cidadãs do município, para que façam a sua parte no desenvolvimento sustentável da cidade, com geração de trabalho e renda.

POOL: Você poderia comentar exemplos de micro-empresas de Florianópolis preocupadas com a sustentabilidade ecológica da cidade?
ANITA PIRES: Temos uma série de pequenas e médias empresas muito preocupadas, inclusive buscando iniciativas para superar problemas ambientais, voltados à reciclagem, à questão da água e do reaproveitamento de materiais. Um bom exemplo é o de um grupo de empresários do balneário Ingleses, que se organizou e adotou praças, jardins e escolas do bairro.

POOL: Qual a importância do ICMS Ecológico para a cidade?
ANITA PIRES: É uma forma inteligente de estimular e premiar quem se preocupa com a preservação ambiental e, por outro lado, ajuda a fiscalizar e reprimir as indústrias que poluem e que não se preocupam com a sustentabilidade.

POOL: É dificil convencer um empresário sobre a importância de se equilibrar lucro e responsabilidade com o espaço público?
ANITA PIRES: Acho que ainda é um assunto que não faz parte da agenda da maior parte, não só dos empresários, como das pessoas físicas. Temos um longo caminho a percorrer.

(Newsletter Pool Consultoria e Negócios, 05/09/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *