Entrevista com Anita Pires – ONG FloripAmanhã
06/09/2007
Fazenda descobre rombo de R$ 200 milhões em arrecadação de ICMS
06/09/2007

II Jornada Universitária “o Plano Diretor e a UFSC”

Florianópolis instalou desde agosto último, o processo para construção de um novo plano diretor para o município, de forma participativa, conforme prevê a lei 10.257/2001, denominada de Estatuto da Cidade.

A metodologia de elaboração de planos diretores participativos, prevista pelo Estatuto da Cidade, prevê que o processo inicie com a formação de um grupo denominado Núcleo Gestor, representativo da Sociedade Civil e do Poder Público.

Como membro deste Núcleo Gestor, a UFSC tem procurado, dentro das especificidades que caracterizam sua participação e das expectativas da comunidade em relação ao seu papel, desenvolver atividades que possam contribuir efetivamente com o importante processo de planejamento que a cidade se insere.

Em maio último, foi realizada na UFSC a I Jornada Universitária sobre o Plano Diretor de Florianópolis, através da organização de três mesas redondas com a participação de 13 pesquisadores de diversas áreas do conhecimento correlatas à problemática do planejamento em Florianópolis e que contou com a presença de mais de 250 pessoas. Ressaltamos que essa primeira jornada marcou a história da UFSC ao reunir de forma interdisciplinar, várias pesquisas de 7 departamentos diferentes, pertencentes a 3 centros de ensino, com grande potencial de impacto no planejamento da cidade.

Avaliamos de grande importância a realização dessa primeira jornada, mas, devido a complexidade do assunto tratado, ela não esgotou os temas que devemos aprofundar para podermos planejar a cidade de Florianópolis.

Neste sentido, estamos lançando a II Jornada Universitária “o Plano Diretor de Florianópolis e a UFSC”.

Eixos Temáticos

Com o objetivo de sistematizar os trabalhos que serão apresentados nesta segunda jornada os eixos temáticos foram agrupados de acordo com a seguinte temática:

Mesa I: “Mobilidade”: A cidade de Florianópolis possui características sociais, históricas e físicas que contribuíram fortemente para uma urbanização dispersa. Este tipo de urbanização dificulta a acessibilidade de sua população aos vários pontos da cidade; além disto, historicamente têm-se privilegiado o automóvel como modal de circulação intra-urbana através da construção de grandes equipamentos rodoviários; o Sistema de Transporte Coletivo também tem sido alvo de grandes discussões. Esta mesa quer congregar trabalhos que possam levar a uma leitura aprofundada da questão da mobilidade em Florianópolis.

Mesa II: “ZEIS: Zonas Especiais de Interesse Social”: Florianópolis vem discutindo a implantação de uma ZEIS no maciço do Morro da Cruz (Maciço Central) que envolve várias comunidades e mais de 30 mil pessoas. Busca-se com esta mesa, discutir de forma abrangente os vários fatores relacionados a esta implantação: sociais, ambientais, urbanísticos, edilícios etc.

Mesa III: “Espaço Público”: a discussão do espaço público é questão fundamental para a construção de uma cidade inclusiva, democrática, acessível e com uma dinâmica urbana rica e diversa. Deverão ser discutidas nesta mesa questões relacionadas à Arte Pública, Urbanidade, Praças e Parques etc.

Mesa IV: “Patrimônio Histórico Paisagístico e Arquitetônico”: Esta mesa deverá discutir a questão da preservação de bens tangíveis e intangíveis relacionados à história, à cultura, à paisagem, à arquitetura etc.

Mesa V: “O Campus Universitário: espaço interno e sua relação com a cidade”. O Campus Universitário da Trindade tem um papel determinante da vida da cidade; sua centralidade não é apenas educacional mas igualmente urbana. O objetivo desta mesa é de discutir os aspectos internos do Campus da Trindade e sua relação com seu entorno e o resto da cidade, do ponto de vista edilício, urbanístico, de circulação, de integração etc.

Programação da II Jornada: A UFSC e o Plano Diretor de Florianópolis

Dia 12 de setembro:
13:30. Abertura da Jornada

14h:00 – Mesa I Mobilidade
Moderador: Prof. Francisco A. Carneiro Ferreira (Arquitetura/UFSC)
Palestrantes: Prof. Ismael Ulysséa Neto (Eng. Civil/UFSC)
José Carlos (comunidade)
Arq. Vera Lúcia Gonçalves da Silva (IPUF)

16h:30 – Mesa II: Zonas Especiais de Interesse Social
Moderador: Prof. Lino Fernando Bragança Peres (Arquitetura/UFSC)
Palestrantes: Prof. Luiz Fernando Scheibe (Geografia/UFSC)
Rui Alves (comunidade)
Representante da Prefeitura

19h:30 – Mesa III: Espaço Público
Moderador: prof. Elson Manoel Pereira (Geografia/UFSC)
Palestrantes: Prof. José Isaac Pilati (Direito/UFSC)
Prof. Luiz Roberto Marques da Silveira (Arquitetura/UFSC)
Arq. Marco Antônio Ávila. Ramos (IPUF)

Dia 13 de setembro

14h:00 – Mesa IV: O Campus Universitário: espaço interno e sua relação com a cidade
Moderador: Prof. Eduardo Jorge Felix Castells (EGR/UFSC)
Palestrantes Paulo Roberto Pinto Luz ( ETUSC)
Hélio Carvalho Filho (comunidade)
Èrico Porto Filho (Gestão Ambiental/UFSC)
Prof. Américo Ishida (Arquitetura/UFSC)

16h:30 – Mesa V: Patrimônio Histórico, Paisagístico e Arquitetônico
Moderador: Prof. Walter Ferreira de Oliveira (Saúde Pública/UFSC)
Palestrantes: Prof. Luiz Eduardo Fontoura Teixeira (Arquitetura/UFSC)
Arq. Betina Adams (IPUF)
Alesio dos Passos Santos (comunidade))

19h:30 – Mesa de encerramento

(UFSC, 05/09/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *