Um dia sem carro
24/09/2007
Oficina de Desenho Urbano: 28% da orla está bloqueada
24/09/2007

Festa no Dia Sem Carro na Capital

Praça 15 de Novembro e Largo da Catedral Metropolitana movimentados, pessoas caminhando e bicicletas circulando.

Esta cena seria comum para uma manhã de final de semana, caso não estivessem ausentes dois elementos tão comuns: os carros e as motos. Pois foi exatamente assim que os moradores de Florianópolis puderam aproveitar o dia de sábado no centro histórico da cidade.

O fechamento de algumas das principais ruas da região para veículos motorizados fez parte da 7ª Jornada Brasileira Dia Sem Carro.

A iniciativa tem como principal objetivo estimular a defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades, por meio da redução do uso de automóveis nos conglomerados urbanos. Outras 55 cidades brasileiras também aderiram à mobilização.

A Escola do Balé Bolshoi se apresentou no palco montado em frente à Catedral Metropolitana. Esta foi a primeira vez que a companhia se apresentou ao ar livre no Estado.

Para acompanhar de perto, os espectadores lotaram as escadarias da Catedral e se espremeram em frente ao palco.

– Cheguei cedo para garantir o meu lugar. Não podia perder uma coisa linda dessas aqui na nossa cidade – disse a aposentada Maria do Carmo Weiss, que assistiu ao espetáculo ao lado da filha e da neta.

Além da apresentação do Bolshoi e da Orquestra Sinfônica Municipal, quem decidiu apoiar a causa e deixar o carro em casa pôde participar de passeios ciclísticos, conferir tendas temáticas, receber mudas de árvores, fazer exames e assistir a exibições de circo, capoeira, artes marciais e ginástica artística.

– Este evento não deveria acontecer só uma vez por ano e, sim, todos os finais de semana. Mesmo que não pudesse ser montada toda esta estrutura, seria ótimo poder passear pelo Centro sem aquele monte de carros passando – disse a dona de casa Angelita Castro.

Entretanto, nem todos os presentes tiveram a mesma opinião a respeito da proposta da mobilização, que encerrou com uma volta ciclística ao redor da praça, comandada pelo prefeito Dário Berger.

– O evento é interessante, sim, mas, com certeza, ninguém vai deixar de andar de carro por causa disso, principalmente, em uma cidade como Florianópolis, que não tem um transporte público dos melhores – disse o empresário Ricardo Mendes Welter, que confessou ter ido ao Centro de carro com a filha para acompanhar a apresentação de balé.

(Tais Shigeoka, DC, 24/09/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *