Localização
03/09/2007
Roubar?
03/09/2007

O sistema de drenagem urbana, em Florianópolis, deu ontem uma prova do quanto é vulnerável em dias de chuva forte ou prolongada e do quanto pode interferir na rotina dos moradores da Capital do Estado.

O entupimento do sistema de drenagem da via que dá acesso à Ponte Pedro Ivo Campos à Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis, deixou o trânsito lento e causou cerca de 18 quilômetros de congestionamento durante a manhã de ontem. O problema teria sido causado pelo acúmulo de detritos em uma boca-de-lobo. O engarrafamento, que começou por volta das 7h30min, só terminou perto do meio-dia.

De acordo com o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, major Newton Ramlow, as filas chegaram ao trevo de Forquilhinhas, a 10 quilômetros da Ponte Pedro Ivo Campos, no sentido Sul, e ao trevo de Barreiros, a oito quilômetros da ponte, no sentido Norte.

Conforme o engenheiro Luiz Américo Medeiros, da Secretaria de Obras, o acúmulo de detritos numa boca-de-lobo e a chuva que caía na Capital desde a noite de quinta-feira provocaram o alagamento. Funcionários da Secretaria de Obras trabalharam no local para desobstruir o sistema de drenagem.

Segundo Medeiros, a prefeitura deve fazer manutenção a partir de semana que vem para evitar novos alagamentos. A PM e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registraram apenas acidentes leves.

O secretário de Obras, Carlos Schwabe, disse que pediria mapas do sistema a engenheiros do extinto Departamento de Estradas e Rodagem (DER) para entendê-lo um pouco mais e poder direcionar o conserto.

Além do alagamento sob a ponte, ocorreram problemas do gênero na Avenida Mauro Ramos, uma das mais movimentadas da cidade, na área central, e em bairros do Sul da Ilha, como o Rio Tavares e Tapera. Por conta do incidente na área da ponte, Florianópolis registrou congestionamentos raramente vistos na cidade.

Trajetos foram percorridos em até 50 minutos

Trajetos que em um dia de movimento normal seriam feitos em cinco minutos, levaram até 50 minutos para serem percorridos. Para atravessar a Ponte Pedro Ivo Campos, motoristas levaram até 25 minutos, quando uma travessia em circunstâncias normais levaria um minuto e meio, no máximo.

Os ônibus do transporte coletivo rodaram com atrasos ontem. Alguns motoristas chegaram a suspender o 30 minutos de intervalo a que têm direito para apanhar os passageiros, que em algumas áreas da cidade lotaram as paradas.

Fique por dentro

72,4 milímetros é a quantidade de chuva registrada da meia-noite às 16h de ontem
Esse volume corresponde a 80% do esperado para o mês
199.499 veículos é a frota de Florianópolis
14 é a média diária de acidentes
Fonte: Detran, Ipuf e Ciran/Epagri

(DC, 01/09/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *