Córrego é contaminado por esgoto e lixo
28/08/2007
Prefeito assina ordem de serviço para construção de 90 unidades habitacionais
29/08/2007

UFSC aprova cinco projetos em edital da Fapesc na área de ´Redução dos gases de efeito estufa`

Quatorze projetos de pesquisa voltados a minimizar o impacto das atividades humanas na mudança climática serão assinados às 9h de amanhã (29/8), no auditório do prédio do Celta, situado no Parqtec Alfa, Itacorubi. Eles serão financiados com R$1 milhão a serem repassados pela Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Cinco projetos são da UFSC.

Entre as pesquisas selecionadas está uma que visa valorizar a turfa –material de origem vegetal, parcialmente decomposto – existente no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, a maior unidade de conservação em território catarinense. As turfeiras são consideradas o terceiro maior reservatório de carbono do planeta. Sendo a estocagem do dióxido de carbono vista como uma das alternativas para mitigar o aquecimento global, também será avaliado o valor de mercado das turfeiras para efeitos de obtenção de créditos de carbono, ou seja, daqueles certificados emitidos quando se consegue reduzir a emissão dos gases que agravam o efeito estufa.

Também há um projeto que sugere o uso de resíduos florestais e industriais para desacelerar o aquecimento do planeta. Tais resíduos podem ser úteis inclusive para gerar energia térmica e elétrica, na região de Lages, onde a investigação será conduzida. Isso deve alavancar o progresso regional, pelo pionerismo esperado principalmente na produção de energias limpas. Os ganhos ambientais serão decorrentes da diminuição da quantidade de metano no ar e da redução do chorume (líquido gerado a partir de resíduos sólidos orgânicos) e produzido durante a biodegradação deste material.

Outros fatores importantes serão os impactos sociais e econômicos resultantes do aumento de empregos necessários para coleta, tratamento e transporte do metano.

Pensando globalmente

As pesquisas a serem realizadas no estado podem beneficiar o mundo como um todo. “A partir do momento que a tecnologia se torna pública, ela pode ser cadastrada no Comitê Internacional de Mudança Climática”, diz Adriana Dias, doutora em gestão ambiental e responsável pelo edital que resultou na seleção das 14 propostas.

Aquelas que tiverem sua viabilidade comprovada poderão ser enviadas à comissão nacional estabelecida a partir do Protocolo de Kyoto, firmado para diminuir em 5% a emissão dos gases estufa até 2012. O Brasil é um dos 10 países que mais poluem a atmosfera com gás carbônico e outras substâncias.

Santa Catarina produz diariamente 40 mil metros cúbicos de dejetos por causa da suinocultura, uma atividade tradicionalmente poluente quando feita sem tecnologia. Se estes dejetos forem tratados em biodigestores, podem ter reduzido seu impacto ambiental e até gerar créditos de carbono, segundo a bióloga Larisa Waskow, também da Fapesc.

Sugerimos como fontes:
Adriana Dias, doutora em gestão ambiental e coordenadora do projeto

Zenório Piana, diretor de Pesquisa Agropecuária

Ambos atendem pelo fone 32 15 12 32 ou no local do evento.

Além disso, os pesquisadores estarão disponíveis para detalhar seus projetos.

Endereço para o evento:
Rodovia SC 401, Km 01 – módulo 12A – 5° Andar
Parque Tecnológico ALFA – Bairro João Paulo

(Heloisa Dallanhol, Agecom, 29/08/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *