Rede de esgoto beneficiará maricultura em Florianópolis
23/08/2007
Dez horas sem água na Capital
23/08/2007

Recolhimento de lixo provoca preocupação

O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem) encaminhou ofício à Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Susp) solicitando informações sobre a existência de alvarás liberando empresas privadas a coletarem lixo em empreendimentos comerciais.

Para o diretor institucional do Sintrasem, Charles Pires, o questionamento é necessário já que a Companhia de Melhoramento da Capital (Comcap) teria exclusividade deste serviço. A preocupação do Sindicato é que a atuação destas empresas possa significar o início de um processo de terceirização do setor.

O diretor administrativo financeiro da Comcap, Irineu Theiss, confirma que a Companhia detém a concessão para a coleta em Florianópolis, no que diz respeito ao lixo domiciliar, comercial e público. No entanto, ele esclarece que alguns grandes geradores de lixo, como shoppings centers, que exigem uma freqüência maior e horário diferenciado entram na categoria de coleta especial e podem contratar um serviço particular para este fim.

A Brooks Ambiental, de Palhoça realiza coleta para alguns empreendimentos de grande porte da Capital, como hipermercados, retificas e shoppings.

“Muitas vezes, estas empresas produzem uma grande quantidade de resíduos, sendo que somente a coleta da Comcap não é suficiente. Eles nos procuram para a coleta deste material excedente no horário necessário”, explica a engenheira sanitarista e ambiental da Brooks Ambiental, Janini Barbosa Siqueira. Ela destaca que a empresa tem todas as licenças para operação e também a certificação ISO.

(A Notícia, 23/08/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

4 Comentários

  1. cris disse:

    isto é muito importante para a sociadade

  2. POR FAVOR…
    QUANDO FOREM ROÇAR A GRAMA DOS LOCAIS PUBLICOS{lago perto das pontes, terminal Trindade, embaixo dos elevados etc), NÃO MATEM OS FILHOTINHOS DE QUEROQUERO. ONDE ESTÁ A PRESERVAÇÃO DA NATUREZA?!!!)
    SR. PREFEITO, É BONITO GRAMA PODADA, MAS O CASAL DE QUEROQUERO TEM DIREITO A TER SEUS FILHOTES. AS PESSOAS QUE PASSAM A MÁQUINA NEM SE IMPORTAM EM OLHAR ONDE TEM NINHO. É MARAVILHOSO VER ESSES PASSAROS, MAS ESTÃO ACABANDO PELA FALTA DE AMOR E INFORMAÇÃO PARA AS PESSOAS QUE FAZEM ESSE SERVIÇO. EU E ALGUNS AMIGOS TEMOS VÁRIAS FOTOS. EM BREVE(mais perto das eleições mostraremos).EXISTE MUITA FALA DE PRESERVAÇÃO, QUERO VER É PRÁTICA. ABRAÇOS.IVONETE

  3. Camila Cardoso Sperber disse:

    Isso é muito importante p/a sociedade.
    Abraços.Camila Sperber

  4. Camila Cardoso Sperber disse:

    Existe muita fala de preservação, quero ver é prática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *