Agenda da Ong: 27/agosto a 02/setembro
24/08/2007
Estrago
27/08/2007

Mobilizar as comunidades da região para adequar a Baía de Canasvieiras aos critérios de certificação de qualidade internacional Bandeira Azul é um dos objetivos do Dia de Fazer Diferença, que ocorre amanhã, das 10h às 15h, no Sapiens Parque, em Canasvieiras. Estão previstos para o evento jogos, oficinas, apresentações culturais – coral, boi-de-mamão e contadores de histórias – e atividades ligadas à educação ambiental.

A Bandeira Azul é um certificado de qualidade internacional, segundo o qual a praia que recebe o título atende a 29 requisitos em quatro áreas: qualidade da água; gestão ambiental; segurança e serviços; e educação e informação ambiental.

No Brasil, quem concede a certificação é o Instituto Ambiental Ratones (IAR), com sede na Capital. “Estamos nos cadastrando no IAR e temos dois anos para atender às determinações”, diz o diretor-geral da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) em Canasvieiras, Otávio Ferrari Filho.

O certificado funciona como uma garantia para o turista de que a região possui alto nível de limpeza e infra-estrutura. “É importante para trazermos pessoas de outros países para cá”, avalia Ferrari. De acordo com ele, ainda não há praia no Brasil que tenha recebido o título.
Inicialmente organizada na Europa, a Bandeira Azul hoje existe em 42 países de todos os continentes e é coordenada pela ONG Fundação para a Educação Ambiental (FEE, na sigla em inglês), com sede na Dinamarca.

Ferrari considera que uma das medidas mais urgentes para iniciar o processo de adequação da Baía de Canasvieiras aos requisitos da Bandeira Azul é a conscientização sobre materiais recicláveis.

“Hoje isso existe aqui apenas com o catadores”, afirma. O diretor regional da Acif avalia que somente com a mobilização das comunidades envolvidas é possível atingir os objetivos.

Saneamento deve receber mais recursos

O administrador distrital de Canasvieiras, Daniel Schoroerder, acredita que buscar a Bandeira Azul vai trazer benefícios para a região. “Se conseguirmos cumprir os itens exigidos, melhoramos a nossa qualidade de vida”, opina. Para ele, os investimentos em saneamento básico também são os mais urgentes.

A Baía de Canasvieiras, onde estão também as praias da Lagoinha, de Ponta das Canas e da Cachoeira do Bom Jesus, deve receber investimentos de aproximadamente R$ 24 milhões em ampliação e implantação de rede de esgoto, por meio de projetos aprovados no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. “Esperamos que, com isso, a cobertura chegue a 100%”, diz.

O Dia de Fazer Diferença vai servir também para mobilizar as comunidades locais sobre a implantação de passeio e ciclovia na rodovia Luiz Boiteux Piazza, para ligar Canasvieiras a Ponta das Canas, conta o diretor da Acif/Canasvieiras, Otávio Ferrari Filho.

A primeira etapa do projeto, com 2,8km de extensão e custo estimado em R$ 1,06 milhão, está sendo licitada pela Prefeitura de Florianópolis. O secretário municipal de Obras, Carlos Schwabe, estima que a ordem de serviço deve ser assinada até o fim de setembro deste ano.

O projeto prevê cerca de seis quilômetros de passeio e ciclovia. Segundo Schwabe, o objetivo é melhorar a acessibilidade na região. “Queremos proteger pedestres e ciclistas e incentivar o uso da bicicleta”, afirma.

Otávio Ferrari, da Acif/Canasvieiras, diz que a ciclovias contam pontos na Bandeira Azul no quesito serviços e segurança.

(Felipe Silva, A Notícia, 25/08/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *