Plano Diretor chega às comunidades
16/08/2007
Ipuf busca participação da sociedade
16/08/2007

Maciço recebe várias obras

A discussão de como serão investidos os R$ 47 milhões do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) no Maciço do Morro da Cruz lotou o auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas. O prefeito de Florianópolis, diversos secretários, vereadores e moradores do Maciço compareceram à audiência pública realizada ontem, às 18h.

Considerado um dos pontos mais críticos de Florianópolis pelo prefeito Dário Berger (PSDB), a região vai receber obras de saneamento básico, pavimentação, iluminação, drenagem, coleta de lixo, remoção de famílias de áreas com risco de desabamento, legalização de terrenos e 600 banheiros. O projeto vai atender as 16 comunidades que vivem no Maciço.

Por exigência da Caixa Econômica Federal, que vai gerenciar o dinheiro, um programa ambiental será desenvolvido. Ele prevê a criação de um parque no topo do Morro da Cruz. A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram) vai administrar a área de preservação seguindo normas de um conselho formado por órgãos públicos e moradores do Maciço.

O prefeito anunciou que serão construídos quatro pontos de transporte vertical. Luiz Telles, um dos integrantes do Fórum do Maciço, disse que eles vão ligar o alto dos morros com o Centro da Capital. Ele informou que em alguns casos o acesso é feito por escadas com 400 degraus.

Telles afirmou que existem dois projetos em discussão. A construção de uma espécie de escada rolante e outra proposta é de um trem. As escadarias continuarão a existir. As obras devem ser concluídas em três anos.

Luiz Telles, do Fórum do Maciço, afirmou que os investimentos não resolvem todos os problemas das comunidades, mas ataca as áreas mais sensíveis.

(DC, 16/08/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *