Campeche debate zoneamento urbano
17/08/2007
Agenda da Ong: 20 a 26 de agosto
17/08/2007

Com sua vocação turística e seu imenso acervo natural, nada mais óbvio do que a implantação de um jardim botânico em Florianópolis. O mais antigo destes espaços no Brasil – e também o mais famoso – é o existente no Rio de Janeiro, instalado em 1808. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a área é considerada Reserva da Biosfera pela Unesco. Há dezenas de exemplos no Brasil e no mundo do modelo ideal do jardim botânico que desejamos para a capital catarinense. Na essência, estes espaços precisam ser muito mais do que um local conservacionista, mas exigem perfil dinâmico, interativo e educativo. Deve promover as pesquisas científicas sobre os recursos florísticos da cidade e região, e, com isso, gerar conhecimento e proteger a biodiversidade. Também precisa de um laboratório para projetos de preservação e restauração de nossa vegetação nativa e de um espaço dedicado à educação ambiental, seja para crianças ou universitários e a comunidade em geral. Sua evolução e qualidade estão associadas à capacidade de intercâmbio com instituições afins, como outros jardins botânicos e cursos.

A importância, contudo, transcende os limites da comunidade científica e alcança a população, tornando-se um espaço público de referência, para visitação e lazer não impactante, seja para moradores ou turistas. Em vários destes jardins há áreas de convivência, cafés e lojas que vendem sementes, mudas, flores e souvenirs. Portanto, não há dúvida que estamos atrasados em relação ao projeto de implantação de um jardim botânico e que esta ação exigirá profundo envolvimento da Prefeitura, governo do Estado, Ibama, Floram, UFSC e iniciativa privada. A escolha adequada do local, a definição dos parceiros e um cronograma de instalação já será um bom e promissor início. Com ele, daremos um passo importante para mudar o perfil urbanístico da cidade, especialmente se após sua instalação, receber a proteção e o uso adequado.

Helio Bairros – Presidente do Sinduscon de Florianópolis (DC, 17/08/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *