Agenda da Ong: 13 a 19 de agosto
10/08/2007
Reciclagem
13/08/2007

Detentos recebem educação e salário por sua produção

Projeto ‘Cidadania em Cadeia para o Direito do Futuro’, do Instituto da Terra oferece oportunidade de trabalho a detentos do presídio Masculino de Florianópolis. A ação social é um dos destaques do Encontro Brasileiro de Responsabilidade Socioambiental, que acontece de 15 a 18 de agosto, na Capital.

Os participantes do Encontro Brasileiro de Responsabilidade Socioambiental vão receber material do evento, confeccionado por detentos do presídio Masculino de Florianópolis, feito à mão, com serigrafia sobre papel 100% reciclado. A impressão é o resultado de um projeto do Instituto da Terra, que começou há 10 anos.

Com sede na Capital catarinense, a ONG propõe um novo modelo de comércio solidário. ‘Queremos mostrar que é possível traçar um caminho novo, consciente, engajado e responsável, não mais assistencialista’, explica a presidente do instituto, Zuleica Medeiros. Segundo a professora, um problema que as ONGs enfrentam é que o terceiro setor não é visto como um setor auto-sustentável.

O Instituto da Terra é a prova de que essa auto-sustentabilidade é possível. É por meio da venda dos diversos produtos feitos pelos detentos em papel reciclado que a ONG se mantém. Os detentos são tratados como funcionários, recebem salário e educação profissionalizante.

Desde que o projeto ‘Cidadania em Cadeia para o Direito do Futuro’ começou, cerca de 650 presos já passaram pelo trabalho da organização. Desses, menos de 10% reincidiram no crime. ‘Investimos na reintegração social e profissional dos apenados, apostando em uma nova perspectiva contra a reincidência’, destaca Zuleica.

Para a presidente da ONG, o fato da organização do Encontro Brasileiro de Responsabilidade Social ter optado por encomendar as pastas do Instituto da Terra foi uma atitude exemplar. O evento está sendo promovido pela Geração Responsável, uma iniciativa da Realiza Eventos, da RBO Soluções Empresariais e do Centro de Referências em Cidadania, Ética e Responsabilidade (CRESCER). ‘A Geração responsável é o exemplo de como a teoria vira prática, pois a organização está propondo um evento e praticando’, afirma Zuleica.

A professora será uma das palestrantes da mesa-redonda ‘Comércio Justo, Consumo Consciente e Sustentabilidade’, que faz parte do Fórum de Lideranças Empresariais, do encontro.

A programação completa do evento pode ser consultada no site www.geracaoresponsavel.org.br . As inscrições também devem ser feitas pela internet até o dia 14 de agosto. As vagas são limitadas. Estudantes têm 50% de desconto para inscrições em palestras e mesas redondas. Pacotes corporativos ganham desconto de 15%.

(Rede SC, 11/08/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *