Agenda da Ong: 20 a 26 de agosto
17/08/2007
Eco para energias renováveis
20/08/2007

Baleias são avistadas no Litoral de SC

Uma baleia franca que passeava pelas águas tranqüilas de Jurerê Internacional, no Norte da Ilha, chamou a atenção dos poucos moradores e turistas que passavam em frente à praia ontem pela manhã.

Segundo Susanne Corleta, que trabalha em um restaurante em frente à praia, a baleia estava no local desde a tarde de quinta-feira, quando chegou mais perto da beira do mar. Ela acredita que a baleia estava com um filhote, pois teve a impressão de ver dois animais na quinta-feira.

O policial militar Mauro Virissimo, que trabalha na região, ficou observando se nenhuma embarcação chegava perto do animal, o que poderia espantá-lo em direção à praia e provocar um encalhe. Chegou a chamar a Polícia Ambiental quando uma lancha se aproximou.

As paulistas Adelaide Monteiro, Cecília Chen e Fátima Mendonça vieram de Sorocaba para um congresso em Florianópolis e, mesmo com tempo nublado, resolveram aproveitar um pouco a praia antes de ir para o evento.

Ficaram surpresas ao ver a baleia. Adelaide, que em dezembro do ano passado ficou horas em um barco na Bahia tentando, sem sucesso, avistar os animais, era a mais espantada.

Pescadores observam franca em Bombinhas

Conforme informações do Projeto Baleia Franca, a temporada reprodutiva das baleias no Brasil é de julho a novembro, mas o melhor período para observação é entre a segunda quinzena de agosto e a metade de outubro, quando um maior número costuma estar na região.

A área de proteção ambiental da Baleia Franca, onde os animais costumas aparecer com mais freqüência, vai da Praia do Rincão, em Içara, no Sul do Estado, até o Sul da Ilha de Santa Catarina.

Pescadores da Praia do Retiro dos Padres, em Bombinhas, no Litoral Norte, receberam, ontem, a visita de uma baleia, que permaneceu por alguns minutos próxima ao costão, pela manhã.

Quando o animal chegou perto das rochas, os observadores perceberam que ele trazia uma corda com garrafas pet presa ao corpo, mas conseguiu se desvencilhar.

(Estephani Zavarise, DC, 18/08/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *