Comunidade do Norte da Ilha será capacitada
18/07/2007
Pedestres evitam uso de passarela
18/07/2007

Turismo de eventos ganha mais força

Florianópolis chegou entre as 10 cidades mais procuradas para o turismo de eventos e agora parte para captar turistas da área dentro do próprio Estado, mudando o foco, antes voltado para o mercado nacional.

A presidente do Florianópolis Convention Bureau, Carmen Maria Peters, explica que o novo direcionamento partiu de uma pesquisa da Santa Catarina Turismo (Santur) que mostra o catarinense com uma representatividade de 22% entre os turistas de negócios que vêm à Capital. Além disso, aponta Carmen, um relatório da Organização Mundial do Turismo divulgado no início do ano revela que o turismo de proximidade está em alta.

– Com o problema da malha aérea brasileira, os promotores têm desistido de capitais como São Paulo e Brasília e isso é um fator positivo para nós.

Mesmo com o foco no interior de Santa Catarina, o Florianópolis Convention Bureau realizou oito eventos internacionais em 2006 e mais seis estão previstos para este ano.

Agenda do CentroSul está lotada até 2010

A agenda do CentroSul está praticamente lotada até 2010, afirma a gerente geral Cristiane Martins Reitz. Existem ainda prospecções para a realização de eventos até 2013, o que melhora as previsões do setor.

– Temos espaço apenas para eventos de pequeno e médio porte agora.

Ano passado, passaram pelo local mais de 600 mil pessoas e a projeção é que este ano repita o anterior. São, em média, 12 eventos por mês no CentroSul. Um dos principais é o Futurecom, que será realizado de 1º a 4 de outubro este ano. Os hotéis também aproveitam a boa fase do turismo de negócios na Capital para promover congressos, seminários, palestras e encontros de empresários. A projeção do Sofitel – que inaugurou no final de 2006 – é de que, até o final do ano, 40% de todas as reservas sejam em função de eventos captados pelo hotel, que possui um centro de convenções com capacidade para 250 lugares.

Em período de baixa temporada – nos meses de março e abril e entre setembro e dezembro – o Jurerê Beach Village investe no turismo de negócios. O coordenador de eventos Victor Chetid informa que, nesse período, os eventos representam até 80% da ocupação do hotel. O empreendimento possui oito salas para tocar a programação e pode receber até 400 pessoas na realização de eventos.

O ranking

São Paulo
Rio de Janeiro
Porto Alegre
Curitiba
Belo Horizonte
Campinas
Brasília
Foz do Iguaçu
Salvador
Florianópolis
Fonte: Embratur

(Graziele Dal-Bó, DC, 18/07/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *